Virada do ano

Equatorial Maranhão alerta sobre como evitar acidentes com fogos de artifícios próximo da rede elétrica

Seguindo os cuidados necessários, todos podem aproveitar as festas de fim de ano com alegria e segurança.

Divulgação

Atualizada em 28/12/2022 às 15h21
Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos.
Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos. (Foto: Divugação)

SÃO LUÍS - A virada do ano está próxima e com isso muitos já estão se preparando para as festas de réveillon, quando também adquirem os famosos fogos de artifícios e foguetes para comemorarem a chegada do novo ano. Mas, se manuseados de forma inadequada, podem provocar graves acidentes e até interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Para evitar que acidentes aconteçam, a Equatorial Maranhão traz esse alerta e orientações importantes sobre os potenciais perigos que a queima de fogos próximo a fiação elétrica podem causar. Seguindo os cuidados necessários, todos podem aproveitar as festas de fim de ano com alegria e segurança. 

Não solte fogos de artifícios e foguetes próximo à rede elétrica;
Todo o material deve ter certificado de garantia;
O armazenamento de artefatos deve ser em local seco, longe da humidade e dos raios solares;
Menores de 18 anos nunca devem manusear artefatos explosivos;
Nunca deixe os explosivos no bolso;
Jamais acenda bombas próximo ao rosto;
Não estoque fogos em casa;
Nunca acenda bombas e rojões na mão;
Se o foguete falhar não tente acender novamente;
Solte um por vez e ao ar livre;
Não acenda os fogos perto da rede elétrica ou material inflamável;
Danos como queimaduras deve ser colocado em água corrente, temperatura ambiente, e acionar os órgãos competentes;
Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta.

Além dessas orientações, a Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos como fogos de artifício. Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que o local seja isolado. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados e acione a Equatorial através da Central 116.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.