(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Vereadores deixam para penúltimo dia de 2022 para votar orçamento

Câmara Municipal de São Luís terá sessão extraordinária dias 27 e 30; a última reunião será para analisar e votar orçamento do município para 2023.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Vereadores deixaram para sexta-feira, 30, a votação da proposta orçamentaria de 2023
Vereadores deixaram para sexta-feira, 30, a votação da proposta orçamentaria de 2023 (Leonardo Mendonça/Câmara Municipal)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís tem quatro dias para decidir sobre a liberação das emendas parlamentares e também abrir o canal de diálogo com os vereadores da capital. Este prazo é o estipulado pelos parlamentares para que a proposta de lei orçamentária para 2023 seja votada em clima tranquilo para a gestão de Eduardo Braide (PSDB).

Os vereadores se reuirão em duas sessões extraordinárias. A primeira ocorre nesta terça-feira, 27, e a segunda, dia 30, sexta-feira. A primeira sessão será para limpar a pauta da própria Câmara Municipal. Os projetos de lei, requerimentos, indicações e outras proposições serão todas analisadas e votadas nesta terça.

A sessão do penúltimo dia do ano será reservada para a votação do orçamento de São Luís. Os vereadores deixaram para este dia para levar até o "último minuto" de 2022 a esperança de Eduardo Braide liberar a emendas parlamentares.

Se não sair o pagamento das emendas, os vereadores prometem aprovar um orçamento com 81 emendas, o que - na prática - pode deixar engessado o orçamento do próximo ano para Braide gerir.

À coluna, vereadores dizem que nesta segunda-feira, 26, não houve qualquer tipo de aceno do Poder Executivo. Segundo os parlamentares, é aguardar a manifestação do prefeito. Será que avançará?

Não aconteceu

Na semana passada, os vereadores chegaram a combinar uma sessão para esta segunda-feira, 26, para iniciar o debate sobre a votação do orçamento do próximo ano.

No entanto, o combinado não se confirmou. Os vereadores considerados mais conciliadores chegaram a ir a Câmara na manhã desta segunda, mas foram informados das novas datas das sessões extraordinárias.

O fato é que o vereadores irão pressionar o máximo para que Eduardo Braide libere as emendas destinadas a área da saúde.

De saída?

Sobre esta questão das emendas da área da Saúde, elas estão sendo apontadas como o possível motivo para a desestimulação do secretário de Saúde, Joel Nunes.

Na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já se fala que ele deixará a pasta logo no início de 2023.

Joel Nunes tem sido pressionado para a liberação dos recursos das emendas impositivas, mas ainda não recebeu a autorização de Eduardo Braide para fazer.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.