Convocação

Congresso vai promulgar nesta quinta a PEC que viabiliza o piso da Enfermagem

Pela Lei 14.434, de 2022, os enfermeiros e enfermeiras têm direito a um piso de R$ 4.750. O valor é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e das parteiras (50%).

Ipolítica

Congresso vai promulgar matéria que assegura viabilidade para pagamento do piso da Enfermagem
Congresso vai promulgar matéria que assegura viabilidade para pagamento do piso da Enfermagem (Roque de Sá / Agência Senado)

BRASÍLIA - O presidente do Senado da República, Rodrigo Pacheco, convocou duas sessões do Congresso Nacional para esta quinta-feira (22). Durante as sessões, ele promulgar as Emendas Constitucionais 127 e 128.

A Emenda 127 tem origem na PEC 122/2015 (no Senado, PEC 84/2015 ), que proíbe a imposição de encargos financeiros para os entes federados sem a previsão da correspondente transferência de recursos. Segundo Pacheco, trata-se de uma demanda dos prefeitos do país. 

Já a Emenda 128 decorre da PEC 42/2022, que trata do piso salarial dos profissionais da enfermagem, foi aprovada no Senado na última terça-feira (20).

A outra sessão será ao meio-dia, para a votação de vetos e projetos de lei do Congresso que tratam de crédito para entidades e órgãos públicos. 

Enfermagem 

Com a promulgação da matéria que viabiliza o piso salarial da Enfermagem, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabar com a suspensão do pagamento do piso.

Pela Lei 14.434, de 2022, os enfermeiros e enfermeiras têm direito a um piso de R$ 4.750. O valor é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e das parteiras (50%).

A PEC direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para financiar o piso salarial nacional da enfermagem no setor público, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.