FUTURO GOVERNO

Número de ministros irá aumentar 60% dos Lula

Aumento acontecerá por meio de criação de novas pastas e divisão de outras já existentes.

Ipolítica, com informações do G1

Aumento de pastas foi anunciado pelo guturo chefe da casa civil, Rui Costa.
Aumento de pastas foi anunciado pelo guturo chefe da casa civil, Rui Costa. (Reprodução)

BRASÍLIA - O governador da Bahia Rui Costa (PT), que deve ser o novo ministro-chefe da Casa Civil do futuro governo de Lula (PT), afirmou neste sábado (17) a administração terá 37 ministérios. O número de pasta é 60% maior que o de Jair Bolsonaro, que tem em 23 pastas.

O notícia foi dada por Costa depois de encontro com a cúpula do PT, formada por ele, o presidente eleito Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios", disse.

Os ministérios da Pesca, Cidades e Esporte devem voltar a existir. A pasta Povos Originários deverá ser criada. O atual ministério da Infraestrutura será dividido em Transportes e Portos e Aeroportos. Já a Economia será desmembrado em Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Até este sábado apenas seis nomes foram anunciados: Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.