Notícias da indústria

PDF Maranhão encerra 2022 como o ano de maior adesão de apoiadoras desde 2012

A reunião do Conselho Gestor na FIEMA destacou 16 novos apoiadores e resultados exponencias alcançados pelo Programa durante o ano.

Publipost/ Fiema

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

SÃO LUÍS – Os executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), participaram na quarta-feira (14) da última reunião do Conselho Gestor do programa em 2022.  O coordenador do programa apresentou ao Conselho Gestor o que foi realizado pelo PDF Maranhão ao longo do ano, os principais resultados alcançados e as ações consolidadas.   

Gerenciado pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), o programa é mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Eneva, Equatorial Energia, Solar Coca-Cola e Vale.  

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, comemorou os resultados positivos apresentados pelo PDF. “Fechamos o ano com um número expressivo de apoiadores que aderiram ao programa e isso é o resultado dos esforços conjuntos do Sistema FIEMA e do governo do estado que participa ativamente desse trabalho. Só temos a comemorar esses frutos alcançados e prosseguir 2023 com o mesmo empenho e dedicação para superarmos esses números”, ressaltou Baldez.    

“Esse programa é maravilhoso e proporciona inúmeros benefícios para a economia local e para o estado como um todo, por meio dessa grande rede de interações entre mantenedoras e fornecedores. E essa junção do governo do estado, com o governador Carlos Brandão apoiando essa iniciativa do PDF Maranhão, tenho certeza de que o próximo ano será mais promissor ainda”, disse o secretário estadual de indústria e comércio (SEINC), Cassiano Pereira Junior.   

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

O coordenador do PDF maranhão, Carlos Jorge Taborda apresentou os dados do balanço que revelou 2022 como o ano de maior adesão de apoiadores desde 2012, e também com recorde de indicações de fornecedores locais das mais diversas atividades para empresas compradoras de todos os portes, oportunizando geração de negócios e o crescimento da economia.     

“Continuamente trabalhamos para criar um ambiente de negócios favorável e as empresas, principalmente as mantenedoras e apoiadoras que estão mais próximas de nós, enxergam esse espaço que criamos como ocasiões para estreitar contatos, realizar negócios, trocar informações e se atualizar. Elas estão em um movimento em que sempre alguma coisa está acontecendo, o que desperta negócios para uns e para outros, um olhar para oportunidades”, considera Carlos Jorge.   

Dentre os vetores de atuação do PDF o principal é a assessoria aos negócios que tem a missão de contribuir para a geração de oportunidades de negócios e para o desenvolvimento de fornecedores locais. Neste ano até o mês de novembro, somaram-se 255 pedidos de indicação de fornecedores para processos de compra atendidos pelo PDF, uma média de 5,3 solicitações por semana. O que representa um salto de mais de 23% se comparado ao ano passado.   

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

Mais de R$ 137 milhões de oportunidades de negócios em licitações foram divulgados pela plataforma do PDF a fornecedores, com o fechamento de contratos com empresas maranhenses em cerca de R$ 78 milhões. Em 2022 foram realizados 10 encontros de negócios, sendo que pela primeira vez o programa reuniu as nove entidades do sistema S em um encontro com fornecedores locais, outro destaque atingido neste ano. 

 

“Para 2023 as nossas metas são ampliar as ações com as nossas atuais mantenedoras e apoiadoras; buscar novas empresas para aumentar o número de mantenedores e apoiadores, porque isso trará mais negócios e a criação de novas conexões. Pretendemos manter o nosso desempenho que foi positivo em 2022”, afirmou Taborda.   

A presidente do Conselho Gestor do PDF Maranhão, gerente de ESG da ENEVA, Aline Louise, foi representada pelo Coordenador de Relações Institucionais da ENEVA, Lenine Moura. Ele destacou o sucesso do programa que serve de exemplo para os demais estados do país. “A ENEVA tem uma grande honra em participar do PDF Maranhão, a gente acredita que é um programa de sucesso, um modelo, cujo formato temos levado e incentivado outros estados a adotar, para que a gente possa desenvolver a cadeia de fornecedores dos nossos negócios de forma sustentável e perene e tenhamos resultados positivos, não só para as operações da empresa, mas para a sociedade como um todo”, declarou Lenine.   

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do SEBRAE-MA, Celso Gonçalo, o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda e a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, também prestigiaram o evento.  

 

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.