Decisão

Professor da UFMA é demitido após denúncias de assédio sexual

Demissão do docente foi publicada nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União.

Imirante.com

Atualizada em 15/12/2022 às 15h37
De acordo com uma das vítimas, o assédio aconteceu primeiro de forma verbal, depois sexual. (Foto: Divulgação)
De acordo com uma das vítimas, o assédio aconteceu primeiro de forma verbal, depois sexual. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Foi demitido do quadro de pessoal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor Jadir Machado Lessa, suspeito de cometer abuso sexual contra três estudantes. A decisão, assinada pelo reitor Natalino Salgado, foi publicada nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU).

Jadir Machado Lessa, que ocupava o cargo de professor do magistério superior, lotado no departamento de Psicologia, estava afastado da UFMA desde abril deste ano após as denúncias que relatam, inclusive, violência física por parte do professor.

Jadir Lessa ocupava o cargo de professor do magistério superior, lotado no departamento de Psicologia da UFMA. (Foto: Divulgação)
Jadir Lessa ocupava o cargo de professor do magistério superior, lotado no departamento de Psicologia da UFMA. (Foto: Divulgação)

De acordo com uma das vítimas, o assédio aconteceu primeiro de forma verbal, depois sexual. Em uma das ocasiões, ela e o professor se reuniam para uma monitoria, em uma sala da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), localizada no Centro de Estudos Básicos (CEB Velho), na UFMA. Jadir Machado Lessa ia criando um ambiente de terapia e aos poucos a estudante era instigada a falar sobre a sua vida pessoal e sexual.

Ainda segundo a vítima, Jadir dizia à estudante que ela ainda estaria ‘presa às tradições e aos costumes sociais cristãos’. “Eu sentia que se eu não compreendesse o que ele estava me dizendo, eu quem estava falhando enquanto estudante. Que se eu visse problema ou duvidasse, eu quem não estaria sendo competente”, disse a discente à época dos fatos.

Ainda na época em que os fatos vieram à tona, a UFMA, por meio de nota, informou que estava tomando as providências legais quanto ao caso. “A Universidade Federal do Maranhão, em respeito à opinião pública, comunica que, ao tomar conhecimento das denúncias de assédio contra o professor Jadir Machado Lessa, cumpriu a determinação judicial que ordenou o seu afastamento por 180 dias, assim como tomou todas as providências legais que o caso requer”, cita trecho. 

O Imirante.com entrou em contato com o professor Jadir Lessa e, até a última atualização desta reportagem, não havia obtido resposta.

Leia a íntegra da portaria publicada no Diário Oficial da União:

"PORTARIA Nº 831, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2022 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, considerando o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 30.04.2007, publicada no DOU de 02.05.2007, considerando o disposto no(s) artigo(s) 132, da Lei 8.112, de 11.12.1990, e em face ao contido no(s) processo(s) 23115.004841/2022-18, resolve: Demitir, do quadro de pessoal desta Universidade, JADIR MACHADO LESSA, matrícula SIAPE 2014351, ocupante do cargo de PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, Classe Classe C - Adjunto, Nível 004, lotado(a) no(a) DEPARTAMENTO DE PSICOLO G I A / C C H , sob o código de vaga nº 921226, por descumprimento do(s) artigo(s) 116, IX e XI, 117, IX, 132, V, da Lei 8112/1990. 2. Declarar vago o cargo acima mencionado. 3. Os efeitos desta Portaria vigoram a partir da sua publicação no Diário Oficial da União. 

NATALINO SALGADO FILHO"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.