SOLENIDADES

MPMA realiza programação pelo Dia Nacional do Ministério Público

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou que o regime democrático consolidado só é possível com a existência de um Ministério Público forte, coeso e altivo.

CCOM-MPMA

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, fez a abertura oficial das solenidades.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, fez a abertura oficial das solenidades. (CCOM-MPMA)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (14), uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público. A data marca a sanção da primeira Lei Orgânica do Ministério Público Nacional (Lei Complementar Federal 40/1981).

Ao abrir as atividades, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, falou de sua alegria ao celebrar mais um ano de Ministério Público, ressaltando que um regime democrático consolidado só é possível com a existência de um Ministério Público forte, coeso e altivo. Para Eduardo Nicolau, a atuação da instituição é necessária para que a sociedade possa exercer o seu direito à liberdade.

Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e do Ministério Público, feito pelo procurador-geral de justiça, pela corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, e pelo presidente e vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior e Reinaldo Campos Castro Júnior.

EXPOSIÇÃO

Também foi aberta nesta quarta-feira, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, a exposição Olhares, que reúne pinturas feitas pela promotora de justiça Lana Cristina Barros Pessoa e fotografias do promotor de justiça Júlio Aderson Magalhães.

O promotor Júlio Magalhães explicou que as fotos expostas fazem parte de um livro coletivo lançado pelo Coletivo Poesia do Olhar e foram inspiradas na obra “Os tambores de São Luís”, de Josué Montello. “As fotos retratam os tambores, os lugares e as pessoas de São Luís”.

O presidente da Ampem, Gilberto Câmara, falou sobre a importância do Ministério Público e de sua atuação nos mais diversos setores da sociedade, destacando a necessidade de que as instituições de defesa de direitos sejam permanentes. O promotor de justiça também observou a necessidade de que a instituição tenha o seu olhar voltado para o futuro, acompanhando as constantes mudanças da sociedade.

Eduardo Nicolau parabenizou os promotores de justiça expositores, ressaltando que os membros da instituição têm sensibilidade também para outras áreas, como as artes plásticas e a fotografia. O procurador-geral de justiça lembrou a criação do Espaço de Artes Márcia Sandes, idealizado por ele e pelo procurador de justiça Raimundo Nonato de Carvalho Filho, e o seu desdobramento para outros espaços na sede do Centro Cultural do Ministério Público, em São Luís, e nas Promotorias de Justiça de Imperatriz.

Também presente às atividades alusivas ao Dia Nacional do Ministério Público, o procurador-geral de justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Ivanildo de Oliveira, entregou ao PGJ maranhense uma medalha alusiva aos 40 anos do Ministério Público de Rondônia, além de uma miniatura de locomotiva, que é representativa do estado amazônico.

CANTATA NATALINA

Para marcar a celebração do Natal no Ministério Público do Maranhão, foi realizada nesta quarta-feira, 14, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, a 2ª Cantata Natalina, com a participação do coral “Vozes do MP”. Membros, servidores, estagiários e terceirizados estiveram presentes.

Na abertura da programação, o procurador-geral de justiça fez um balanço do ano de 2022 e ressaltou as conquistas obtidas na gestão, que beneficiaram membros e servidores do MPMA.

Ao finalizar, Eduardo Nicolau desejou um Feliz Natal a todos e um ano novo de boas realizações. “O que peço para todos é que tenham cada vez mais proximidade com o nosso povo, principalmente os mais pobres, sendo mais solidários e preocupados com o nosso semelhante”, defendeu.

A celebração foi conduzida pelo promotor de justiça José Márcio Maia Alves, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), que introduzia cada canção apresentada pelo coral com uma reflexão à luz dos ensinamentos bíblicos. “Estamos aqui enfatizando e celebrando o nascimento do nosso senhor Jesus Cristo. Que todos nós sigamos juntos com a ideia de fazermos um Ministério Público sempre altivo em benefício das pessoas que mais precisam de nossa atenção”, reforçou.

O promotor de justiça e diácono Orlando Pacheco, titular da 11ª Promotoria Criminal de São Luís, proferiu a homilia e conclamou os participantes a seguir as palavras de Jesus Cristo. “Temos que lembrar sempre dos ensinamentos e dos exemplos do aniversariante, que é Jesus”.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.