Articulação

Marcelo Tavares deve ser eleito presidente do TCE nesta quarta-feira

Ex-deputado estadual é conselheiro de contas e tem articulação para o comando do Tribunal de Contas.

Ipolítica

Em setembro de 2021 o ex-deputado Marcelo Tavares foi empossado conselheiro por Washington Oliveira
Em setembro de 2021 o ex-deputado Marcelo Tavares foi empossado conselheiro por Washington Oliveira (Divulgação)

SÃO LUÍS - O conselheiro de contas Marcelo Tavares, ex-deputado estadual e ex-secretário-chefe da Casa Civil na gestão Flávio Dino (PSB), deverá ser eleito novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Tavares disputa o pleito contra o atual presidente da Casa, conselheiro Washington Oliveira, que atuou como vice-governador na gestão Roseana Sarney (MDB).

Nos bastidores a informação é de que Washington deve abrir mão da disputa, consolidando assim a eleição de Tavares.

Leia também: Lula anuncia Mercadante para a presidência do BNDES

Processo eleitoral

Na manhã de ontem foi finalizada a votação para a cúpula do tribunal para o biênio 2023-2024. O resultado será anunciado na manhã desta quarta-feira na última sessão plenária do ano.

O rito adotado foi especial, por decisão do próprio colegiado e em decorrência da reforma do prédio do TCE.

Todo o processo envolveu numa primeira etapa a entrega de envelopes com as cédulas de votação ao sete conselheiros de contas. 

Depois disso os votos foram lacrados e recolhidos por uma comissão técnica eleitoral composta por servidores da Casa. Todos foram depositados numa urna e entregues à presidência da Corte.

Somente nesta quarta, na ocasião da sessão, é que os votos devem ser abertos. A contagem e declaração ocorrerá por procuradores e conselheiros substitutos.  

Haverá transmissão do ato ao vivo. A sessão também será aberta ao público.

Saiba Mais

A sessão desta quarta-feira também marca a despedida do conselheiro Edmar Cutrim. Ele integra a Corte de Contas desde outubro de 2000, e completará em janeiro de 2023, 75 anos de idade. Pela regra constitucional, aos 75 anos de idade todo e qualquer conselheiro é aposentado compulsoriamente. 

Edmar Cutrim é pai do deputado federal Gil Cutrim e do deputado estadual reeleito Glalbert Cutrim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.