Diálogo e reflexão

Semana Estadual de Direitos Humanos promove espaços de reflexão em sua 6º edição

Evento organizado anualmente pela Sedihpop terá seminários, eventos e debates, trazendo o tema Democracia e Direitos Humanos.

Imirante.com, com informações da assessoria

- Atualizada em 01/12/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - Com o tema "Democracia e Diretos Humanos", a Semana Estadual de Diretos Humanos aqui no Maranhão busca fomentar espaços de reflexão e diálogo sobre práticas e efetividade das políticas públicas nestes 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para falar um pouco sobre o evento, a secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa, conversou com o Imirante sobre a programação que será apresentada na Semana. 

Durante os dias 1º a 12 de dezembro de 2022, será realizada a Semana Estadual de Direitos Humanos, evento alusivo aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. A semana é realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A Semana Estadual de Direitos Humanos já faz parte do calendário de eventos do Governo do Maranhão desde 2017 e amplia o diálogo, a reflexão e o conhecimento sobre direitos humanos para diferentes públicos e setores da sociedade. Expandindo a compreensão sobre os direitos humanos para avançar numa sociedade diversa, plural e respeitosa, para o aprimoramento das políticas públicas e a sua efetividade.

“Estamos num momento importante da história do nosso país, quando as bases democráticas e a garantia de direitos precisam ser reforçadas e enaltecidas. A Semana Estadual de Direitos Humanos tem esse papel no Maranhão e segue se fortalecendo a cada ano”, comenta a secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa.

Programação

A abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos acontece no dia 1º de dezembro com o 1° Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência à pessoa com deficiência do Maranhão (REVDEF), a partir das 14h, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Av. Professor Carlos Cunha, 3261, Calhau. O evento é voltado para as pessoas com deficiência, para representantes dos órgãos de proteção e enfrentamento a violência à Pessoa com deficiência no Maranhão e a todos os interessados sobre a temática.

Durante o evento serão realizados painéis com os temas: “LBI- Caminhos rumo à utopia de uma vida livre de violência”; “A importância do trabalho em rede no enfrentamento à violência contra a pessoa com deficiência”; e Mesa de Diálogo com tema "Atuação no enfrentamento à violência contra a pessoa com deficiência”.

No dia 03 de dezembro será realizada a fixação da placa em homenagem à Francisco de Assis, na unidade do IEMA de Peritoró, em atendimento ao acordo de reparação econômica e imaterial do caso 12.726 – Francisco de Assis Ferreira e familiares, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

No domingo, dia 4, às 10h, a Sedihpop vai levar informação para as famílias presentes na Feirinha da Praça Benedito Leite com o projeto Estação DH. Por meio da distribuição de cartilhas, serão oferecidas orientações sobre desaparecimento de crianças e adolescentes.

No dia 06 de dezembro, a equipe do Núcleo de Educação e Direitos Humanos realiza visita a instituições públicas e privadas para fixação de placas contra a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, conforme Lei Estadual n° 11.827. A ação conta com a parceria da UNA-LGBT.

A programação do dia 7 de dezembro traz o lançamento do site Mais IDH/ODS, que traz informações sobre o Plano Mais IDH e também sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Maranhão (ODS). 

No Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10), as redes sociais da Sedihpop serão foco de uma campanha informativa, gerando a interação com o público e a participação social.

Encerrando a Semana Estadual dos Direitos Humanos será realizado o Encontro Estadual da Rede de Defensores de Direitos Humanos, no dia 12 de dezembro, às 14h, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau. Na oportunidade, será realizada a Assinatura do ACT Inova Social; Posse de Conselhos e Comissões Estaduais; e a Homenagem Magno Cruz para reconhecimento e valorização de práticas exitosas na defesa e promoção dos Direitos Humanos.

As atividades serão presenciais, abertas ao público, obedecendo às medidas de biossegurança como uso de máscaras e terão a presença de intérpretes de LIBRAS e online nas redes sociais da Sedihpop: @direitoshumanosma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.