Análise

Existe possibilidade de uma candidata a presidente da Assembleia

Deputada Iracema Vale, que foi a mais votada nas eleições deste ano, é vista por palacianos como um nome forte para comandar a Casa.

Carla Lima/Ipolítica

Iracema Vale pode ser candidata a presidente da Assembleia Legislativa
Iracema Vale pode ser candidata a presidente da Assembleia Legislativa (Paulo Soares)

SÃO LUÍS -  A bancada feminina na Assembleia Legislativa está maior. São 12 mulheres que prometem, a partir de 2023, protagonismo na Casa para garantir avanços nas pautas das mulheres, principalmente. Mas elas parecem não querer aguardar o começo da próximo legislatura. Elas já conversam, por exemplo, sobre a eleição da mesa diretora.

A primeira a falar publicamente sobre o assunto foi Daniela (PSB), que defendeu que 50% das vagas da mesa diretora seja destinadas às mulheres.

Com esta proposta veio logo a possibilidade de uma destas vaga, a de presidente, seja de uma mulher. Ou seja, há movimentação clara que mostra a possibilidade de uma candidata a presidente da Assembleia Legislativa.

O nome que circula para esta possibilidade é da deputada eleita Iracema Vale (PSB). Ela foi a mais votada nas eleições deste ano e é vista por alguns aliados como um nome forte que possa garantir a unidade que o governador Carlos Brandão (PSB) disse que espera que haja nesta eleição interna da Assembleia.

Vale tem conversado com os futuros colegas em busca de viabilizar sua candidatura. Membros do Leões também têm agido para garantir esta viabilidade.

Vale lembrar que além de Iracema Vale, tentam se viabilizar ainda Othelino Neto (PCdoB) e Antônio Pereira (PSB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.