Saúde

Carreta da Mulher Maranhense realiza ação na Vila São Luís

O evento acontece nesta terça-feira (29), no bairro da Vila São Luís, na área Itaqui Bacanga.

Imirante.com

Atualizada em 28/11/2022 às 17h28

SÃO LUÍS - Em alusão à campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) vai realizar ação por meio da Carreta da Mulher Maranhense. O evento acontece nesta terça-feira (29), no bairro da Vila São Luís, na área Itaqui Bacanga.

Segundo a Semu, serão disponibilizados serviços como mamografia, exame preventivo, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, além de palestras educativas, para as mulheres da comunidade. Os atendimentos acontecerão das 8h às 16h30, no Instituto Educacional Creche Freitas Martins.

Sobre a campanha

Atento aos dados alarmantes de feminicídio e buscando conscientizar toda a sociedade maranhense para o combate à violência contra as mulheres, o Governo do Maranhão está promovendo a campanha “Viver sem violência é direito de todas as mulheres”.

A iniciativa é uma parceria do poder público com a sociedade civil organizada e faz alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Entre as atividades previstas na programação, estão a distribuição de materiais informativos, palestras, rodas de conversas e atos de conscientização, com foco na prevenção e denúncia de crimes relacionados ao gênero, além da divulgação dos canais de amparo e os mecanismos de proteção às vítimas.

Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres localizado nos EUA.

A Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é realizada todos os anos em mais de 150 países. A mobilização envolve diversos setores da sociedade civil e do poder público pela erradicação da violência de gênero.

Itinerância.

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.

Serviço

O quê: Ação da Carreta da Mulher Maranhense.
Quando: Nesta terça-feira (29), das 8h às 16h30.
Onde: Instituto Educacional Creche Freitas Martins, Avenida José Sarney, 15 - Vila São Luis / Área Itaqui Bacanga. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.