Fusão

Deputado do MA confirma incorporação do PSC pelo Podemos

PSC não atingiu cláusula de desempenho nas eleições deste ano.

Ipolítica

Fábio Macedo seguirá no comando do Podemos no Maranhão
Fábio Macedo seguirá no comando do Podemos no Maranhão (Reprodução/Instagram)

SÃO LUÍS - A presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), e o presidente do PSC, Pastor Everaldo, anunciaram nesta terça-feira (22) a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) pelo Podemos.

Com a incorporação, o Podemos contará com uma bancada de 18 deputados federais, a oitava maior da Câmara, à frente, por exemplo, de PDT, PSB e PSDB.

No Senado, a partir de 2023, quando novos senadores eleitos tomarão posse, a bancada será de sete parlamentares. Hoje o Podemos tem sete senadores; e o PSC, um. O Podemos também passará a ter 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores no país.

Nas redes sociais, o presidente estadual do Podemos, deputado federal eleito Fábio Macedo, comentou a decisão, e falou sobre os números da nova sigla no estado.

“Aqui no Maranhão, passamos a contar com 4 deputados estaduais e 2 federais, além disso, permaneço como presidente estadual da legenda, agora com a missão de crescer ainda mais o nosso partido no estado”, disse.

A incorporação vai ser formalizada em convenção marcada para o início do mês de dezembro, e se deu porque, nas eleições deste ano, o PSC não atingiu a cláusula de desempenho, regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso, por exemplo, a verbas dos fundos eleitoral e partidário, a tempo de TV na propaganda partidária e eleitoral gratuita, além de participação em comissão no Congresso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.