água

Bombeamento solar: entenda como funciona esse método de geração de energia para o abastecimento de água em locais remotos

O método é usado para ajudar as pessoas que moram em locais remotos e de difícil acesso e precisam bombear água, irrigar suas pequenas extensões de terra e até mesmo abastecer suas comunidades.

Publipost/Tudo Viagem

Atualizada em 18/11/2022 às 15h00
É importante explicar que para um sistema de bombeamento solar funcionar, é necessário procurar por uma bomba solar à venda, esse produto é alimentado pela energia do sol.
É importante explicar que para um sistema de bombeamento solar funcionar, é necessário procurar por uma bomba solar à venda, esse produto é alimentado pela energia do sol. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A água é o recurso mais importante do planeta Terra e a grande responsável pela existência da vida humana. Ela é usada em inúmeros processos do dia a dia, não somente para consumo, mas também nos processos industriais, químicos, nas casas para cozinhar, lavar, entre outros. Dentre todos esses usos e inovações, uma delas é o sistema de bombeamento com energia solar, esse método é usado para ajudar as pessoas que moram em locais remotos e de difícil acesso e precisam bombear água, irrigar suas pequenas extensões de terra e até mesmo abastecer suas comunidades.

É importante explicar que para um sistema de bombeamento solar funcionar, é necessário procurar por uma bomba solar à venda, esse produto é alimentado pela energia do sol, que é captada através de um painel solar fotovoltaico. Portanto, ela funciona por meio de um efeito em conjunto, a placa fotovoltaica recebe a energia solar por meio das células fotovoltaicas e transforma essa radiação em energia elétrica, que serve de alimento para a bomba. Para saber mais sobre todo esse processo, leia o artigo até o final. 

Como se dá o funcionamento de uma bomba solar?

No processo de bombeamento solar, a bomba é a responsável por fazer a captação de água de um reservatório, um poço artesiano e até mesmo de um aquífero e depois ela deve bombear essa água para o local desejado. Todo esse procedimento é possível graças ao efeito fotovoltaico que, através dele, é possível produzir a energia que alimenta de forma direta a bomba solar, o que dispensa o uso de uma bateria estacionária. 

Diferentes tipos de sistemas que usam bomba solar 

Dependendo da sua aplicação, um sistema de bombeamento com energia de bombeamento solar pode assumir diferentes tipos. Veja alguns a seguir. 

Submersa 

Nesse tipo, a bomba solar é instalada dentro da água, isso pode ser feito em um reservatório, um poço artesiano ou em água corrente. A manutenção dela é muito simples, econômica e está disponível em pequeno e médio porte. 

Superfície 

Uma característica marcante é que elas também são econômicas e possuem fácil manutenção. Elas ficam instaladas nas proximidades da superfície da água e puxam ela da fonte e a deslocam para o uso em um segundo reservatório. 

Gerador para bombas de corrente alternada

Esse modelo é destinado para grandes potências de bombeamento, onde é possível fazer o uso de bombas de corrente alternada, conhecidas como CA, convencionais . Elas são acopladas a um gerador de energia solar. 

Motor de alimentação 

Além de voltar a atenção para o tipo de solução, também é necessário dar um foco especial no motor que será usado no sistema de bombeamento solar. Em geral, a bomba CC (corrente contínua), é melhor que uma bomba CA convencional. Porém, a escolha precisa considerar o custo de cada uma dessas soluções, o porte delas e se já existe uma bomba CA já instalada no local.  


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.