No Campus Renascença

Renomado médico infectologista David Uip realiza palestra no Ceuma do Renascença

Durante o evento, o infectologista, que é uma das personalidades mais influentes na saúde brasileira, abordará o tema: “Otimização do uso de antimicrobianos: Uma opção de tratamento”.

Publipost/Ceuma

- Atualizada em 17/11/2022 às 19h30
David Uip é reconhecido nacionalmente pelo trabalho executado no serviço público de saúde. / Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo.
David Uip é reconhecido nacionalmente pelo trabalho executado no serviço público de saúde. / Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo.

Nesta sexta-feira (18), a Universidade Ceuma receberá a palestra do renomado Prof. Dr. David Uip, médico infectologista e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC e professor livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

Durante o evento, o infectologista, que é uma das personalidades mais influentes na saúde brasileira, abordará o tema: “Otimização do uso de antimicrobianos: Uma opção de tratamento”. 

O evento, que é voltado para alunos e profissionais da área da saúde e demais interessados no tema, será realizado no auditório Josué Montello, campus Renascença, às 19h. A palestra também será transmitida, ao vivo, no canal do Ceuma no Youtube (Universidade Ceuma Oficial). 

O evento é uma oportunidade para alunos e professores obterem conhecimentos sobre os fármacos indicados ao tratamento de infecções, pois têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos.

David Uip é reconhecido nacionalmente pelo trabalho executado no serviço público de saúde, como secretário de Saúde de São Paulo e pela coordenação das políticas de enfrentamento das epidemias de H1N1, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Ele também tem reconhecimento internacional, por sua atuação no combate à Aids, coordenando os esforços de cooperação para conter o avanço do vírus HIV em Angola, na África. 

Diante de tantas contribuições para a saúde, durante o evento na Universidade Ceuma, o Dr. David Uip também receberá o título de acadêmico honorário da Academia Maranhense de Medicina.

Essa é a terceira vez, este ano, que o médico realiza palestras para o público do Grupo Ceuma. A primeira palestra foi em abril, com o tema “Da Pandemia para Endemia. Quando e o que podemos esperar?”. Já a segunda palestra foi realizada no mês de junho, abordando “Novas viroses”.

Referência na docência, gestão e prática em saúde

O Dr. David Uip, que é referência na área de Infectologia, é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC; Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Ele é professor titular da Faculdade de Medicina do ABC e Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo. Além disso, ele já foi diretor técnico do Serviço de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 

O médico também foi o fundador e diretor da Casa da Aids por oito anos, diretor executivo do Instituto do Coração (Incor), diretor-presidente da Fundação Zerbini e diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ele foi, ainda, coordenador do programa de Assessoria Aids e Endemias de Angola. 

David Uip também exerceu a função de assessor especial do governador Mario Covas, em São Paulo.

Em setembro de 2013, a convite do então governador de São Paulo Geraldo Alckmin, assumiu o cargo de secretário de Estado da Saúde, onde realizou diversos programas voltados a saúde pública como:

  • Santas Casas Sustentáveis
  • Mulheres de Peito
  • Filho que Ama Leva o Pai ao Ame
     

Durante a sua gestão, o médico David Uip também entregou quatro hospitais e três Ambulatórios Médicos de Especialidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.