Sustentabilidade

Grupo Equatorial lança campanha para apresentar iniciativas sustentáveis nos negócios

Com o conceito “O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje”, a empresa convida seus públicos a conhecerem as práticas em ESG no Grupo.

Publipost/Equatorial Maranhão

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Nos últimos anos, o Grupo Equatorial, primeira empresa multi-utilities do Brasil, aperfeiçoou a sua forma de gestão considerando os aspectos ESG em suas práticas. Atualmente, integrante de um segmento com o mais elevado padrão de governança, ampliou sua atuação social e ambiental em diversos territórios por meio dos programas socioambientais da Plataforma E+. Esse compromisso se fortaleceu quando, em 2021, aderiu ao Pacto Global da ONU. Como signatário, priorizou três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 7 (Energia Lima e Acessível) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Agora, o grupo dá mais um importante passo na sua estratégia de sustentabilidade lançando a primeira campanha com foco em ESG, baseada no conceito “O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje”.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A campanha busca comunicar e reiterar os compromissos em ESG no Grupo Equatorial, fortalecendo o seu papel social em contribuir com um futuro mais sustentável. O público poderá acompanhar a campanha na TV, rádio, plataformas digitais e outras mídias, nos seis estados de atuação da Equatorial: MA, PA, PI, AL, RS e AP. O grupo também lançou um site totalmente voltado para o projeto de ESG, que detalha ações e diretrizes de sua política e atuação. Acessando www.pelofuturotododia.com.br é possível conhecer os projetos e práticas que contribuem com uma agenda global de desenvolvimento sustentável. 

“Queremos criar uma relação de geração de valor com a sociedade. Apostamos na inovação para trazer soluções que gerem impacto ambiental e social positivo. Temos vários exemplos que demonstram isso, como o E+ Mobilidade Elétrica, lançado no Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas e que tem proporcionado o acesso a uma tecnologia que utiliza energia limpa e renovável e desperta na população a necessidade de repensarmos a redução de impactos provenientes do uso de combustíveis fósseis”, declara Augusto Miranda, CEO do Grupo Equatorial. 

Para que pudesse externalizar suas iniciativas o Grupo Equatorial produziu um grande movimento de transformação interna. O primeiro passo foi revisitar sua estratégia e políticas de sustentabilidade, lançou o seu primeiro Censo da Diversidade - vetor estratégico para garantir um ambiente de trabalho que valoriza e respeita as diferenças. Vale destacar também a divulgação de resultados do seu Inventário de Emissões – escopo 1 e 2. Para acompanhamento de suas iniciativas mantém um Comitê Executivo em ESG a nível de Diretoria e Presidência, além do Comitê - de Assessoramento - de Pessoas, Governança e Sustentabilidade, composto por conselheiros independentes.

No avanço de sua atuação em outros setores com o impacto positivo na sociedade, concluiu a venda da participação na Gera Maranhão, usina termelétrica a óleo combustível, no final de 2021. E ampliou sua atuação no setor elétrico brasileiro com a abertura de uma nova avenida de crescimento através da geração de energia renovável, com a aquisição da Echoenergia. Reforçando o seu olhar no processo de descarbonização de suas operações. 

No campo social, a campanha de ESG destaca os programas de eficiência energética do Grupo Equatorial, que nos últimos cinco anos tiveram investimento de aproximadamente R$ 391 milhões e garantiu, através do E+ Geladeira Nova, por exemplo, que milhares de famílias baixa-renda tivessem acesso a refrigeradores novos e mais econômicos, retirando dos lares e direcionando ao destino correto, os aparelhos ineficientes. Cultura e esporte também estão presentes na atuação social da Equatorial, somando cerca de R$ 150 milhões no mesmo período. A campanha lançada nesta quarta-feira também dá publicidade às práticas de governança do grupo, apresentando sua nova política de diversidade e inclusão.

Conheça o filme e as peças pelas redes sociais da Equatorial: Instagram: @equatorial.ma | Facebook: Equatorial Maranhão | Youtube: Equatorial Maranhão | Twitter: Equatorial_ma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.