Dicas

Como escolher o melhor cabo de rede para a sua casa

Sim, existem dicas para que você encontre a melhor opção de cabo de rede para sua casa

PubliPost / Tudo Viagem

Atualizada em 17/11/2022 às 17h30
Você precisa saber que existe uma grande variedade de cabos de rede disponíveis no mercado atualmente.
Você precisa saber que existe uma grande variedade de cabos de rede disponíveis no mercado atualmente. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com a popularização do sinal Wi-Fi e das redes de conexão móvel, algumas pessoas se esquecem de que existem outras formas de se conectar à internet. Um dispositivo muito importante, inclusive presente nos roteadores da sua casa, mas que também pode ser utilizado no computador é o tradicional cabo de rede.

Cabo de rede continua como uma peça fundamental para transmissão de sinais

Ainda hoje, se você tiver a opção de conectar o seu computador ao roteador com um cabo de rede, perceberá que a velocidade da sua conexão se tornará bem mais interessante. Os players que adoram disputar partidas de jogos online, sabem muito bem a diferença que faz utilizar um cabo para se manter ativo nos servidores.

Para quem não está tão familiarizado com o tema, os cabos de rede servem para transmitir sinais elétricos em grandes distâncias, de forma rápida e segura. Eles podem ser classificados de acordo com a frequência máxima que suportam. Para tanto, é necessário obedecer a uma série de normas técnicas respeitadas pelos fabricantes.

Se você precisa de uma conexão estável e basta um tempo ruim para o sinal da internet falhar, talvez seja uma ótima opção aderir aos tradicionais cabos. Aliás, saiba que eles fazem o sinal de fibra óptica chegar até sua casa e conecta o roteador a outros equipamentos, como o receptor da TV, por exemplo.

Como escolher o cabo correto na hora da compra

Você precisa saber que existe uma grande variedade de cabos de rede disponíveis no mercado atualmente. O que muda de um tipo para o outro é a frequência que cada um suporta. Isso quer dizer que o que está em jogo é a capacidade de manter a transmissão na ocorrência de algum tipo de intercorrência.

Saiba que os cabos eram classificados como 1, 2, 3, 4 e 5. Porém, com o tempo, apenas o modelo 3 se tornou o mais usual de todos e continua sendo utilizado na infraestrutura de telefonia por todo o país.

No entanto, o que mais importa para você é saber 4 categorizações: Cat5, Cat5e, Cat6 e Cat6e.

• Cat5: ideal para uma distância de até 100 metros e para transmissão de até 100 MB por
segundo. Ele é o mais lento de todos, mas tem alta confiabilidade.

• Cat5e: ideal para transmitir até 1000 Mb por segundo em até 100 metros. Ele é uma
versão melhorada do anterior e pode ser uma ótima opção para sua casa.

• Cat6: esse modelo transmite até 10 GB por segundo, em 100 metros e a uma frequência
de 250 Mhz. Alguns dizem que este é o modelo mais comum e muito indicado para as
residências.

Cat6e: suporte até 10 GB por segundo, por 100 metros a uma frequência de 500 Mhz. Se
você quer ainda mais tranquilidade para desfrutar da sua internet, este modelo de cabo
de rede pode ser a melhor opção.

Sempre que for comprar um novo cabo, compensa explicar para o vendedor a sua
realidade e os motivos que o fazem procurar o produto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.