SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou nesta segunda-feira (14), por meio de nota, que voltará a exigir o uso de máscara facial como medida não farmacológica de combate à disseminação do novo coronavírus em suas dependências.
Segundo o comunicado, a decisão tem como base uma nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que “alertou as autoridades quanto ao aumento de casos e óbitos por Covid-19 e sobre a circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil".
“Diante disso, a UFMA reitera a necessidade de utilização das máscaras em seus ambientes fechados ou, em casos de ambientes abertos, se houver aglomeração. Nas salas de aulas, laboratórios, auditórios, centro de convenções, espaços culturais e setores administrativos é necessário o uso contínuo de máscara, cobrindo o nariz e a boca, do tipo cirúrgicas ou N95”, destaca a nota.
Apesar de citar recomendação do Ministério da Saúde, a decisão da reitoria da UFMA vai de encontro a dois decretos estaduais. Um deles, assinado ainda em novembro do ano passado pelo então governador Flávio Dino (PSB), tornou facultativo o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão.
Já o segundo, de março deste ano, liberou o uso de máscaras até em locais fechados em São Luís e em todas as cidades com mais de 70% da população vacinada com duas doses contra a Covid-19.
Nesta semana, diante da alta de novos casos da doença, infectologistas defendem volta das máscaras e aumento na vacinação contra Covid-19.
Eventos - A Ufma também recomenda, na mesma nota, que se deve “evitar a realização de eventos que promovam aglomerações” e acrescenta que, “em caso de realização de eventos com esse perfil, deve-se usar, obrigatoriamente, as máscaras”.
O ensino híbrido também volta a ser autorizado “obedecendo-se às condições de excepcionalidade e anuência das unidades acadêmicas”.
Saiba Mais
- Covid: 5 anos após 1ª morte no país, documentos expõem negacionismo
- Covid-19: Brasil ultrapassa 130,5 mil casos em 2025
- Covid-19: novos casos no início de 2025 superam em mais de 50% as últimas semanas de 2024
- Veja quem deve tomar vacina contra a Covid-19
- Livro traz relatos de profissionais de linha de frente durante pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.