Imunização

Vacina antirrábica para cães e gatos é disponibilizada em mais de 50 locais em São Luís

Os pets partir de três meses podem tomar o imunizante contra a raiva neste sábado, das 8h às 17h.

Imirante, com informações da Semus

Atualizada em 12/11/2022 às 08h42
Cães devem ser conduzidos com guia ou coleira
Cães devem ser conduzidos com guia ou coleira (Foto: Divulgação/Semus)

SÃO LUÍS - Cães e gatos, a partir de três meses, podem ser levados neste sábado (12) para tomar a vacina contra a raiva, das 8h às 17h, em mais de 50 postos de vacinação disponibilizados em São Luís. Não é necessário apresentar documento para vacinar o pet.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou no último sábado (5), a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica com a realização do Dia D. Só neste primeiro dia, mais de 21 mil animais entre cães e gatos receberam o imunizante contra a raiva. 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e leva à morte em 100% dos casos, por isso, o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, alerta a população para a importância da vacinação.

O último caso de raiva humana registrada em São Luís foi em 2012. Mesmo com a realização de campanhas anuais, a Semus possui uma rotina permanente de vacinação antirrábica animal, por procura direta na Unidade de Vigilância em Zoonoses e nas brigadas que são realizadas nos finais de semana em toda a cidade. 

A meta da campanha é imunizar 123.665 animais, correspondente a 80% da população de cães e gatos da capital maranhense. Para atingir esse objetivo, a Semus vai usar um efetivo de 250 técnicos entre vacinadores, supervisores, condutores, coordenador geral e de médicos veterinários. 

Os cães devem ser conduzidos de preferência por adultos, com guia ou coleira, e focinheira. Já os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas de transporte a fim de evitar a fuga. A vacina não é recomendada para animais em período de gestação ou que estejam acometidos por alguma doença. Nesses casos, o responsável poderá fazer o agendamento pelo telefone (98) 99164-9301.

Pontos de vacinação contra a raiva em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.