Evento acadêmico

Universidade Ceuma promove VIII Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

O evento, que foi realizado no Campus Renascença, em São Luís, teve como tema “Aplicação de Tecnologias no Desenvolvimento Sustentável”.

Publipost/Ceuma

Atualizada em 12/11/2022 às 15h15
VIII Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Ceuma. / Foto: Divulgação/Ceuma.
VIII Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Ceuma. / Foto: Divulgação/Ceuma.

Foi realizado, de 9 a 11 de novembro, o VIII Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (CITS), promovido pela Universidade Ceuma. O evento, que foi realizado no Campus Renascença, em São Luís, teve como tema “Aplicação de Tecnologias no Desenvolvimento Sustentável”.

Segundo a coordenação do congresso, o tema visa a utilização e aplicação das Engenharias; Arquitetura e Urbanismo; e Sistema de Informação nas ODS's (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), com o objetivo de fazer com que os profissionais das áreas tecnológicas reflitam sobre a temática e sejam capazes de solucionar problemas urbanos, provocados pela constante evolução da população e o aumento exponencial de consumo dos recursos naturais.

O CITS foi direcionado a estudantes, graduandos, pós-graduandos, os graduados e profissionais em geral, interessados em ampliar seus conhecimentos, tanto para atuarem no mercado quanto no meio acadêmico.

VIII Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Ceuma. / Foto: Divulgação/Ceuma.
VIII Congresso Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Ceuma. / Foto: Divulgação/Ceuma.

Na abertura do evento, foi realizada a palestra Cidades Sustentáveis, ministrada pela professora doutora Rita de Cássia de Miranda, coordenadora dos mestrados em Biologia Microbiana e Meio Ambiente do Ceuma. A palestrante destacou a importância da temática abordada.

“Essa discussão tem que ser diária, está sendo feita em todos os lugares e as ações devem surtir efeitos até 2030. As ODS’s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) são pautas discutidas mundialmente”, afirmou Rita de Cássia.

A Pró-Reitora de Graduação, Profª. Ma. Fabiana Lobato, compôs a mesa e agradeceu à presença de todos.

“Durante esta semana a Universidade Ceuma retoma os seus grandes eventos presenciais, após um período afastados. Espero que todos possam aproveitar as discussões necessárias que serão abordadas ao longo destes dias”, ressaltou a professora Fabiana Lobato.

Durante os três dias de congresso, foram realizados minicursos, palestras, visitas técnicas e mesa-redonda, ministrados por 12 palestrantes, que atuam em diversas áreas tecnológicas.

O CITS foi também uma grande oportunidade para os graduandos, que puderam submeter trabalhos alinhados com as temáticas: inovação, tecnologia ou sustentabilidade. Os trabalhos aprovados foram apresentados pelos alunos durante o congresso, sendo um momento de mais aprendizagem para os futuros profissionais. Além disso, as pesquisas submetidas serão publicadas na Revista Ceuma Perspectivas, Edição Especial, ajudando os alunos a enriquecer o currículo acadêmico.

Os congressos e eventos acadêmicos promovidos pela Universidade Ceuma têm sido espaços cada vez mais importantes de capacitação dos alunos e de profissionais, pois promovem uma vasta programação com a presença de palestrantes gabaritados, que ajudam a ampliar os conhecimentos em diversas áreas de ensino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.