Diante do Empreendedorismo

Escola Diante do Saber realiza primeira edição de feira interdisciplinar empreendedora

Objetivo da feira foi desenvolver nas crianças o desejo de empreender e criar nelas expectativas e sonhos de vida.

Publiopost / Escola Diante do Saber

- Atualizada em 12/11/2022 às 20h15
Feira reuniu estudantes, pais e corpo pedagógico da Escola Diante do Saber. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Feira reuniu estudantes, pais e corpo pedagógico da Escola Diante do Saber. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – Buscando despertar o espírito empreendedor nos estudantes desde a infância, a Escola Diante do Saber realizou nessa sexta-feira (11), a primeira edição da Feira Interdisciplinar Empreendedora. O evento, realizado na praça de alimentação do Golden Shopping Calhau, em São Luís, contou com a participação de pais e familiares dos pequenos estudantes e de toda a equipe pedagógica da escola.

O objetivo principal do projeto interdisciplinar, que resultou na feira empreendedora, foi desenvolver nas crianças, que cursam a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o desejo não só de empreender, mas, também, criar nelas expectativas e sonhos de vida. E uma educação empreendedora incentiva as crianças a buscarem soluções para os problemas do dia a dia, partindo de um ponto de vista mais amplo e de maneira proativa.

De acordo com Allana Karem Rodrigues, diretora e mantenedora da Escola Diante do Saber, o projeto também teve como propósito ensinar valores às crianças, como o de servir, por exemplo. Durante a feira, os estudantes apresentaram produtos criativos que eles mesmos desenvolveram em sala de aula.

“Nosso propósito é que nossas crianças tenham expectativas de ajudar as pessoas, com o objetivo de servir. Então, todos os produtos que foram preparados e desenvolvidos por elas em sala de aula, têm como foco e propósito ajudar outras pessoas. Nós quisemos plantar a semente no coração deles, de fazer e ser pessoas melhores”, explica Alana Rodrigues.

Feira foi realizada no Golden Shopping Calhau, em São Luís. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Feira foi realizada no Golden Shopping Calhau, em São Luís. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

A turminha do 4º ano do Ensino Fundamental desenvolveu e apresentou durante a feira materiais de papelaria reciclados. Para a estudante Ananda Rafiza, de 10 anos, o projeto deu a ela a oportunidade de criar vários objetos de papelaria que são úteis na rotina escola.

“Eu aprendi que dá para fazer vários objetos de papelaria importantes, principalmente aqueles que usamos em nosso dia a dia. Com esses produtos, é possível, também, realizarmos as atividades de forma mais criativa”, conta Rafiza.

Durante a feira, estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I apresentaram seus projetos quer foram desenvolvidos em sala de aula. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Durante a feira, estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I apresentaram seus projetos quer foram desenvolvidos em sala de aula. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

Mães empreendedoras

Durante a feira, mães empreendedoras de estudantes da Escola Diante do Saber também estavam com stands expondo seus produtos e serviços, como foi o caso da Nívea Dornelles, que empreende na área de Nutrição e é mãe da Maria Clara, que estuda na escola. Para ela, é muito importante a parceria, incentivo e apoio da escola em despertar o espírito empreendedor nas crianças e dar espaço também aos pais e mães que também decidiram trilhar o caminho do empreendedorismo.

“Eu estou feliz demais por essa parceria com a Escola Diante do Saber, que tem sempre nos incentivado nesse caminho de trazer propostas e ideias novas para nós, nessa relação de mães, filhos e escola, que é uma relação fantástica. Eu sou suspeita pra falar, pois gosto muito, e também pelo fato da minha filha, estar seguindo os meus passos. A escola, realmente, está de parabéns por esse incentivo às crianças de já crescer sabendo que a gente precisa empreender”, afirma Nívea.

Uma das expositoras do projeto de mulheres empreendedoras da Escola Diante do Saber. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Uma das expositoras do projeto de mulheres empreendedoras da Escola Diante do Saber. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

Escola Diante do Saber

Com a missão de proporcionar à criança um desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, social e espiritual pautado nos princípios cristãos e em valores de competência, criatividade, dedicação, integração e prazer, a Escola Diante do Saber, localizada na avenida Sambaquis, nº55, no bairro do Calhau, em São Luís, acredita que o conhecimento é o primeiro passo para um projeto de vida significativo.

O que antes eram entendidos como matérias ou disciplinas, na Escola Diante do Saber denominam-se componentes curriculares. Ou seja, na área de linguagem os componentes curriculares são: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa; Na área de Matemática: Matemática; Na área de Ciências da Natureza: Ciências; Na área de Ciências Humanas: História, Geografia; Na área de Ensino Religioso: Ensino Religioso; e na parte diversificada: Educação Socioemocional, Educação Empreendedora e pensamento lógico com a Robótica.

“Um dos diferenciais em nossa proposta pedagógica é o trabalho articulado para a preparação cognitivo-emocional do alunado para as etapas de transição, de modo que não haja ruptura no processo”, ressalta a diretora da Escola, Allana Karem Rodrigues, ao complementar que a Escola Diante do Saber busca desenvolver em seus alunos habilidades para construírem o seu futuro.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.