Novembro Azul

Homens de 40 anos ou + podem procurar policlínicas, em SL, para exames de prevenção ao câncer de próstata

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Imirante, com informações da SES

Durante todo o mês, dentre outras ações, o atendimento ambulatorial do público masculino está sendo facilitado.
Durante todo o mês, dentre outras ações, o atendimento ambulatorial do público masculino está sendo facilitado. (Foto: Divulgação/SES)

SÃO LUÍS - O atendimento ambulatorial do público masculino com 40 anos ou mais para a prevenção ao câncer de próstata estão sendo ofertado nas policlínicas Coroadinho, Vinhais e Diamante. O atendimento é feito por demanda espontânea com marcação presencial em uma das unidades. Nas demais unidades, o atendimento é feito por meio do encaminhamento médico.

O urologista Candilberto Filho destaca que o homem deve buscar auxílio médico em qualquer situação. “Somente no ano passado, mais de 40 homens morreram por dia devido ao câncer de próstata. A chance de cura do câncer de próstata ultrapassa os 90% quando esse homem vai ao médico. Por isso, a orientação é que o acompanhamento seja constante e não só quando houver alguma dor”, alertou.

“Desde o lançamento da campanha Novembro Azul, os pacientes homens acima de 40 anos podem se encaminhar à unidade, onde serão direcionados ao Serviço Social, onde passam por uma triagem e já saem com a solicitação do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) para colher no laboratório e a consulta com a nossa equipe de urologia marcada para as agendas do mês de novembro, independente de encaminhamento do SUS”, explicou a diretora geral da Policlínica Diamante, Chesluzia Farias.

Como parte da Campanha Novembro Azul 2022, que este ano tem como tema “Quem ama se cuida por inteiro”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está facilitando, durante todo o mês, dentre outras ações, o atendimento ambulatorial do público masculino com 40 anos ou mais para a prevenção ao câncer de próstata. 

Dia D

Nesta sexta-feira (11), será realizada, na Policlínica Diamante, o “Dia D” da Campanha Novembro Azul. A partir das 14h, acontece uma palestra com o urologista Dr. Minerval que falará sobre a saúde do homem e a importância do cuidado preventivo. Neste dia, será oferecido, ainda, triagem com aferição de glicemia e pressão arterial, além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Rede de referência

Apesar do acesso facilitado durante a campanha, a Rede Estadual de Saúde oferece durante todo ano esses atendimentos. Dentre os equipamentos que oferecem atendimento especializado em Urologia em São Luís, estão as Policlínicas Diamante, Vinhais, Coroadinho e do Idoso; e os Hospitais Genésio Rêgo, de Câncer do Maranhão, Dr. Carlos Macieira (HCM) e Aquiles Lisboa (HAL).

No interior do Estado, a assistência pode ser encontrada nos Hospitais Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias), Macrorregional Alexandre Mamede Trovão (Coroatá), Regional de Chapadinha, Regional de Barra do Corda, Regional Alarico Nunes Pacheco (Timon) e Regional Dr. Rubens Jorge (Lago da Pedra).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.