Eleições 2022

Moraes manda PF ouvir candidato a vice de Soraya Thronicke após ataques a urnas

Marcos Cintra também teve perfil em rede social suspenso.

Ipolítica, com CNN

Marcos Cintra fez ataques a urnas eletrônicas
Marcos Cintra fez ataques a urnas eletrônicas (Pedro França/Agência Senado)

BRASÍLIA - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, também membro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (6) que a Polícia Federal tome, em até 48 horas, o depoimento de Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal e candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke (União Brasil) nas eleições deste ano.

Em uma série de postagens no Twitter, ele fez questionamentos sobre o resultado da eleição com base em relatório apresentado na sexta-feira (4) pelo argentino Fernando Cerimedo. O TSE emitiu nota neste fim de semana rebatendo as acusações.

Segundo a CNN, na prática a decisão de Moraes incui Cintra no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas. No despacho, o ministro também o proibiu de “publicar, promover, replicar e compartilhar ataques e notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro”, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento, e determinou o bloqueio da conta do ex-candidato no Twitter.

Ao acessar o perfil de Cintra na rede social, o usuário se deparava com a seguinte mensagem: “A conta de Marcos Cintra foi suspensa no Brasil em resposta a uma demanda legal”.

Na decisão, Moraes afirma que o ex-secretário da Receita Federal “utiliza as redes sociais para atacar as instituições democráticas, notadamente o Tribunal Superior Eleitoral, bem como o próprio Estado democrático de Direito, o que pode configurar, em análise preliminar, crimes eleitorais”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.