Luto

Morre Abdon Murad, médico e presidente do CRM-MA

Morte foi confirmada na manhã deste sábado (5).

Imirante.com

Atualizada em 05/11/2022 às 14h06
Abdon Murad tinha 68 anos de idade.
Abdon Murad tinha 68 anos de idade. (Foto: Biné Morais / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Morreu, na manhã deste sábado (5), aos 68 anos de idade, Abdon Murad, médico e presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA). Ele estava internado em um hospital privado de São Luís.

O velório de Abdon Murad ocorre na tarde deste sábado, na sede do CRM-MA, próximo ao campus Renascença da Universidade Ceuma, na capital maranhense. A data e horário do sepultamento não foram informados.

Repercussão

Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB) lamentou a morte do médico que também era provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Luís. “Deixo meu abraço fraterno e minha solidariedade a toda sua família e amigos”, publicou Brandão.

O secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes, também, por meio das redes sociais, lamentou a morte de Abdon Murad. Segundo o secretário, Abdon foi um grande defensor da causa médica e deixa seu legado de luta em defesa da classe médica e da saúde de qualidade.

Em nota, o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PODEMOS), lamentou a morte de de Abdon Murad, nas redes sociais. "Com pesar recebi a notícia da morte do médico Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/MA). Fica para nós o seu legado na missão de cuidar das pessoas. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento.", publicou Braide.

Abdon Murad

Graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1978, Abdon José Murad Neto era professor de Clínica Cirúrgica na mesma instituição, além de médico do Ministério da Saúde e da Santa Casa de São Luís, onde também fazia parte do corpo clínico. 

Foi vereador na capital maranhense e, por duas vezes, secretário de saúde do estado. Presidiu por três vezes a Associação Médica do Maranhão. Participa do CRM-MA desde 1988, estando em seu sexto mandato consecutivo como presidente.

No Conselho Federal de Medicina (CFM), era conselheiro efetivo desde 1999, tendo sido 3º vice-presidente na gestão 1999 a 2004. Na atual gestão, participava da Câmara Técnica de Segurança do Paciente e das Comissões de Assuntos Políticos, Ensino Médico, Nacional PRÓ-SUS e Bioética.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.