Investimento

Diminua os custos e agilize os processos de contratação na sua empresa com o Passaporte industrial

IEL-MA avança com o documento digital. Dez empresas já aderiram ao benefício.

Publipost/ Fiema

Atualizada em 18/10/2022 às 19h10
Equipe multiprofissional do IEL-MA com o diretor da FIEMA, João Batista Rodrigues, e a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota.
Equipe multiprofissional do IEL-MA com o diretor da FIEMA, João Batista Rodrigues, e a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota.

Dizem que um futuro de sucesso é definido por decisões tomadas na hora certa. Um investimento bem-feito, no momento oportuno, pode mudar tudo. Foi assim que, a Vale e a Suzano do estado do Espírito Santo, diante da grande dificuldade enfrentada pelas empresas no processo de admissão de novos colaboradores, apostaram na expertise do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) para sanar essa problemática.

Foi dessa união que surgiu o Passaporte Industrial, um documento digital que unifica os treinamentos e exames exigidos pelas empresas contratantes e agiliza a mobilização das empresas contratadas; dá acesso a dados confiáveis de treinamentos e exames de segurança do trabalho e saúde ocupacional e proporciona gestão de Saúde e Segurança do Trabalho para os Fornecedores da Indústria (Sistema SPI).

O coordenador interino do IEL-MA, César Miranda, diz que com o Passaporte Industrial é possível reduzir a média de tempo de liberação de funcionários para o início dos trabalhos de 30 dias para menos de 24 horas, pois os trabalhadores que possuem o Passaporte não precisam realizar treinamentos e procedimentos médicos desnecessariamente.

“O documento unifica 41 procedimentos médicos e dez treinamentos comuns às grandes plantas industriais do Maranhão, promovendo a integração do trabalhador e diminuindo o tempo e os custos das contratações. Assim, torna possível a redução da média de tempo de liberação de funcionários para o início do trabalho, que gira em torno de 30 a 45 dias, já que os trabalhadores cadastrados não precisam realizar treinamentos e procedimentos médicos desnecessariamente”, informa César.

Se há demora para colocar um funcionário em campo, significa que a empresa perde tempo e dinheiro. Com o Passaporte Industrial a redução de custos é um benefício, além do que, a base de trabalhadores aptos para contratação se amplia. É o que confirma a assistente administrativo da Reframax Engenharia, empresa que aderiu ao documento digital, Amanda Givigi.

“Um dos grandes benefícios foi a conquista da agilidade no processo de identificação, principalmente na Vale. Ainda é uma ‘coisa nova’, nem todos conhecem o processo, mas com as obras na Vale e Samarco, é perceptível que são as que menos perdemos com mobilizações. Antes era um processo bem moroso e que gerava um gasto imenso”, afirma Amanda.

Amanda Gigivi, Assistente administrativo da empresa Reframax Engenharia, parceira do IEL-MA.
Amanda Gigivi, Assistente administrativo da empresa Reframax Engenharia, parceira do IEL-MA.

O lançamento do Passaporte Industrial no Maranhão ocorreu em agosto deste ano. O IEL-MA conta com dez empresas parceiras que já usufruem dos benefícios da ferramenta que aumenta a produtividade e diminui a rotatividade, garante contratação de mão de obra qualificada e oferece uma rede de empresas homologadas e certificadas para prestação de serviços de treinamentos e de saúde ocupacional de alta qualidade.

Como funciona

O Passaporte Industrial foi criado para indústrias que enfrentam baixa qualificação de mão de obra; falta de leitura e entendimento da documentação exigida em editais; demora no envio da documentação; deficiência na seleção e alta rotatividade de funcionários; redundância de requisitos das contratantes, que geram custos expressivos; perda de tempo e redução de produtividade; e burocratização de processos.

Podem aderir ao passaporte industrial, três tipos de clientes: empresas contratantes, que são os complexos industriais; empresas contratadas - terceirizadas dos grandes complexos industriais; empresas homologadas - prestadoras de serviço de treinamento e exames médicos para as empresas contratadas.

Por meio de uma plataforma digital são fornecidos para as empresas contratantes, os dados das empresas contratadas aderentes, seus programas legais, as informações dos empregados vinculados aos contratos, seus registros de treinamento, seus exames e atestados de saúde ocupacional, bem como informações de FGTS, INSS e CND conjunta da contratada, bem como oferta unificada de emprego aos trabalhadores. Todas essas informações ficam registradas no crachá do funcionário através de um QR Code.

Para as empresas que querem diminuir os custos e agilizar os processos de contratação a equipe multiprofissional do IEL-MA disponibiliza o contato pelo WhatsApp (98) 99971-2224 ou 3212-1821 para tirar dúvidas sobre a ferramenta.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.