Alerta!

Câncer de mama em homens, existe?

Para cada 100 casos de câncer que acontecem em mulheres, um é diagnosticado em homens, alerta especialista.

Publipost/Hapvida

Atualizada em 18/10/2022 às 22h01
De acordo com a OMS, o número de mortes por câncer também aumentou, de 6,2 milhões em 2000 para 10 milhões em 2020. (Foto: Divulgação)
De acordo com a OMS, o número de mortes por câncer também aumentou, de 6,2 milhões em 2000 para 10 milhões em 2020. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nas últimas duas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com câncer quase dobrou, passando de cerca de 10 milhões em 2000 para 19,3 milhões em 2020. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cinco pessoas em todo o mundo desenvolverá câncer durante a vida. As projeções sugerem que o número de pessoas diagnosticadas com câncer aumentará ainda mais nos próximos anos, e será quase 50% maior em 2040 do que em 2020.

Ainda de acordo com a OMS, o número de mortes por câncer também aumentou, de 6,2 milhões em 2000 para 10 milhões em 2020. Mais de uma em cada seis mortes é devido ao câncer. O de mama é um dos tipos mais comuns entre mulheres, mas engana-se quem pensa que ele não pode acometer os homens. No público masculino, a doença ocorre geralmente entre os 60 e 70 anos de idade. Ocorre quando uma célula da mama se divide de maneira desordenada, formando um tumor capaz de invadir órgãos diferentes do corpo.

Segundo o mastologista do Hapvida Notredame Intermédica, Luís Guilherme Castro Lerner, para cada 100 casos de câncer, um será diagnosticado em homens.  O especialista alerta que, por ser mais raro, e não existir rastreamento de câncer de mama em homens através do exame de mamografia como costuma ser feito em mulheres, é necessário que fiquem atentos aos sinais e sintomas pelo corpo. 

Dr. Luís Guilherme Castro Lerner. (Foto: Divulgação)
Dr. Luís Guilherme Castro Lerner. (Foto: Divulgação)

“Precisamos ficar atentos aos sinais e sintomas que podem ser suspeitos para o homem, principalmente se há alguma retração do mamilo, alguma área da mama que esteja com alguma coloração diferente, se o bico do peito está para dentro, se existe alguma área endurecida, geralmente indolor, ou se há saída de secreção sanguinolenta pelo mamilo”, enumera.

Tratamento

De acordo com Luís Guilherme, o tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres. “A cirurgia realizada geralmente é uma mastectomia, que é um procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas. Em relação à quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia, as indicações são semelhantes”, explica.

Alguns hábitos podem diminuir as chances de diagnóstico do câncer de mama em homens, como explica o mastologista. “Ter uma vida saudável, uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas reduzem as chances de ter um câncer de mama durante a vida. Lembrando que é preciso ficar atento durante o ano todo e não somente no mês de outubro”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.