Vida saudável

Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas oferecendo serviços de saúde e produtos

O Ceuma foi uma das empresas parceiras do evento e ofereceu testes de glicemia, tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial, além de ter possibilitado aos alunos coletarem dados para pesquisas científicas.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 13/10/2022 às 12h54
Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas . / Foto: Divulgação/Ceuma.
Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas . / Foto: Divulgação/Ceuma.

Salvar vidas por meio da doação de sangue e incentivar a busca por uma vida mais saudável por meio da corrida, esses são os objetivos da Corrida Salvar Vidas, que contou com a parceria da Universidade Ceuma, campus Imperatriz.

O evento, que foi realizado na manhã do último domingo (9), é realizado anualmente pelo Grupo Mirante em parceria com a loja de artigos esportivos Topsport. Na ocasião, diversas empresas expuseram seus produtos e ofereceram serviços no ramo da cosmética, alimentício e de transporte por aplicativo. Na edição 2022, a Universidade Ceuma Imperatriz foi uma das empresas parceiras e ofereceu testes de glicemia, tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial. 

Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas. / Foto: Divulgação/Ceuma.

A Liga de Nutrologia e Medicina do Esporte (Lanume) do Ceuma esteve presente no evento. Segundo o presidente da organização e acadêmico do curso de Medicina, Luís Carlos, além de focar na prática do esporte e da doação de sangue, os alunos da universidade também aplicaram questionários antes e após a corrida, para medir o peso, circunferência abdominal, dx, entre outros elementos, a fim de elaborar pesquisas acadêmicas para serem apresentadas na universidade.

Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas. / Foto: Divulgação/Ceuma
Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas. / Foto: Divulgação/Ceuma

“Estávamos em peso marcando presença na barraca dos nossos amigos da @boracorreroficial fazendo coleta de dados para pesquisa científica, através de questionário aplicado e exame físico em alguns atletas antes e depois da corrida. Alguns dos nossos colegas da liga também participaram da corrida, uma experiência incrível”, afirmou a liga em seu perfil oficial no Instagram (@lanume.liga).

A Lanume também distribuiu para os participantes da pesquisa, antes da corrida, pré-treino e carbogel. Após a finalização da corrida, eles receberam, também, um Kit preparado pela liga com frutas, um panfleto de orientações e ainda um energético.

“Dividimos nosso grupo em 2. Na barraca, contamos com alguns ligantes fazendo a coleta de dados e com a equipe da @performance.suplementos.itz nos dando suporte no preparo dos pré-treinos e entrega dos brindes. O segundo grupo é nosso time de corredores, alguns dos ligantes nos representaram participando ativamente da corrida”, destaca a liga.

A Corrida Salvar Vidas foi mais uma oportunidade de os acadêmicos do Ceuma unirem a teoria com a prática, ampliando os conhecimentos em sua área de atuação, se tornando mais preparados para o mercado de trabalho.

Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Universidade Ceuma Imperatriz participa da Corrida Salvar Vidas. / Foto: Divulgação/Ceuma.

A Corrida Salvar Vidas recebe atletas amadores e profissionais de todo o país em prol da doação de sangue, estimulando o aumento de voluntários no banco de sangue do Hemomar de Imperatriz. Além disso, o evento ajuda na busca pela vida saudável e é um preparativo para outras maratonas pelo Brasil. 

Estima-se que cerca de 2 mil pessoas tenham participado da ação em 2022, que foi dividida em trechos de 3, 5 e 10 km.

Mizael Morais é praticante de corrida há vários anos e também é doador de sangue há 26 anos. Ele ressalta que a causa é fundamental, pois todos estão sujeitos a precisarem de transfusão, além da realização pessoal em ajudar outras pessoas. 

“Sempre gostei de esporte e, nessas últimas duas corridas, estou trazendo meus dois filhos pra incentivar a prática de exercícios físicos e seu benefício pra saúde. Apesar de ser aqui, morei durante vinte anos no Amazonas e lá essa cultura ainda é mais forte. Essa corrida em si é uma das melhores e não fica devendo pra nenhuma capital, tanto na organização quanto na proposta comunitária”, disse Mizael. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.