(Divulgação)

COLUNA

Negócios & Inovação
Fique por dentro de notícias sobre inovação, Startups e novos negócios do Grupo Mirante.
Get Influencer

Conheça os 7 principais tipos de influencers digitais

Os influencers digitais vão muito além dos números de seguidores, confira abaixo os principais tipos.

Gerson Soares / Aduela Ventures, especial para o Na Mira

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
Bia Granja - Co-fundadora da Youpix | Reprodução: internet.
Bia Granja - Co-fundadora da Youpix | Reprodução: internet.

Os influenciadores têm mudado a forma das grandes marcas de se relacionar com os seus consumidores na internet, e hoje o Marketing de Influência é uma das estratégias mais efetivas para os negócios que pretendem melhorar o seu reconhecimento no mercado e impulsionamento de vendas.

Mas antes de você procurar influenciadores para campanhas publicitárias para o seu negócio, segundo a pesquisa da multinacional Nielsen, existem mais de 500 mil influenciadores digitais no Brasil. É importante conhecer os diferentes tipos de influenciadores e como eles se encaixam na sua estratégia de marketing.

Confira a seguir os 7 tipos de influenciadores digitais, segundo a Bia Granja, co-fundadora da YouPix.

Antes de prosseguir

É empresário ou empreendedor e acredita que os influenciadores digitais se encaixam na sua Estratégia de Marketing? Conheça a Influmencer.e, aplicativo que conecta você, anunciante, a influenciadores digitais. 

O jeito mais simples, seguro e rápido de fechar projetos com influencers. Acesse o site da Get Influencer conheça a plataforma. Em breve no IOS.

Acesse o site

Parâmetros de influência

É importante que entendamos os principais parâmetros para diferenciar os tipos de influenciadores digitais. Segundo Bia Granja, co-fundadora da YouPix, uma das maiores consultorias de negócios para a creator economy, existem 3 fatores principais:

  • Alcance: tamanho da audiência;
  • Ressonância: repercussão e capacidade e engajamento junto a audiência;
  • Relevância: fit com o assunto ou valores da marca.

 

Os tipos de influenciadores digitais

  1. Top Celebridade

Estes possuem um grande alcance e ressonância. Porém, possuem uma baixa relevância. Esses influenciadores falam de assuntos diversos e mais gerais, tendem a agradar públicos com diferentes gostos.

Se o seu objetivo principal é tornar a marca mais conhecida, esse tipo de influenciador é recomendado. 

Porém, é importante atentar que o seu poder de vendas não é tão grande como outros tipos de influenciadores que você vai encontrar nessa lista.

A exemplo, podemos citar o Felipe Neto, com mais de 16 milhões de seguidores no Instagram e 44,6 milhões de inscritos no YouTube.

Felipe Neto influenciador Top Celebridade | Instagram: Reprodução.
Felipe Neto influenciador Top Celebridade | Instagram: Reprodução.

2. Fit Celebridade

Esse tipo de influenciador tem um bom balanço entre os 3 parâmetros. É o sonho de toda empresa! Pois esses influenciadores, além de terem um grande alcance e ressonância que permitem com que a sua marca seja propagada em um veículo aquecido, têm uma relevância também alta, o que faz com que as campanhas publicitárias tenham mais poder de venda.

O grande problema é que devido a todo esse misto de benefícios, as publicidades com Fit Celebridades têm um preço de mercado mais elevado do que com outros tipos de influenciadores.

A exemplo, podemos citar a Thássia Naves, influencer digital que fala muito sobre moda e fecha campanhas publicitárias com grandes marcas do segmento.

Thássia Naves influenciadora Fit Celebridade | Instagram: Reprodução.
Thássia Naves influenciadora Fit Celebridade | Instagram: Reprodução.

3. Autoridade

Se o seu objetivo é trabalhar percepção da sua marca e vendas, porém em uma escala menor, invista em influenciadores do tipo autoridade.

Com um alcance menor do que os outros dois tipos de influenciadores acima, porém bem qualificado, com bastante ressonância e relevância.

Influenciadores com essas características dominam um determinado assunto e por isso são bem respeitados dentro de um segmento, comunidade ou até região.

Um grande exemplo desse tipo de influenciador é a Nathalia Arcuri que é expert em finanças, no segmento de educação financeira. 

Nathalia Arcuri influenciadora Autoridade no segmento de educação financeira| Instagram: Reprodução.
Nathalia Arcuri influenciadora Autoridade no segmento de educação financeira| Instagram: Reprodução.

4. Ecossistema

É um conjunto de seguidores do mesmo segmento que podem promover uma mesma marca. Assim, é possível criar soberania em um determinado nicho, utilizando um ecossistema de influenciadores com baixo alcance, porém muita relevância e ressonância média.

Hoje existem diversos influenciadores que falam sobre o mesmo assunto como decoração, empreendedorismo, games etc.

Os blogs Casinha Arrumada, Limão na Água, Homens da Casa e Organize sem Frescuras são alguns exemplos que tratam sobre decoração, design e organização de casas. Eles podem fazer parceria com uma mesma marca que oferece produtos ou serviços para esse nicho.

Blog Organize sem frescuras | Imagem: Reprodução.
Blog Organize sem frescuras | Imagem: Reprodução.

 

5. TrendSetter

Esse tipo de influenciador tem grande autoridade em determinados assuntos e é conhecido como líder de causas e discussões.

Esse influenciador é indicado para marcas que pretendem reafirmar o seu posicionamento e alinhar os seus valores com os TrendSetters que são conhecidos pelos seus fortes valores que são impressos nas suas comunicações.

Porém, essa categoria dificilmente vai se vincular a marcas que não tenham relevância para o seu público, ou seja, valores muito alinhados com os seus.

A atriz Brie Larson, que estrelou com a participação nos filmes da Marvel como Capitã-Marvel, dita tendências de moda e é considerada uma “fashionista” nata. 

Brie Larson atriz e trendsetter de moda | Instagram: Reprodução.
Brie Larson atriz e trendsetter de moda | Instagram: Reprodução.

6. Jornalista 

O jornalista pode atuar em uma grande diversidade de meios de comunicação, por isso tem um alto alcance. Porém, vale lembrar que a sua relevância e ressonância dependem de quanto esse tipo de influenciador está engajado com o tema em pauta.

O tipo jornalista tende a ser mais analítico sobre os assuntos que aborda e consegue auxiliar bem as marcas na construção de campanhas de reconhecimento e percepção de marca. Além disso, gostam de trabalhar com informações inéditas do mercado.

Como exemplo, podemos citar a jornalista da Mirante, apresentadora do programa Daqui e influencer digital Heloisa Batalha. 

Heloisa Batalha Jornalista e Influencer digital | Instagram: Reprodução.
Heloisa Batalha Jornalista e Influencer digital | Instagram: Reprodução.

7. Público Interno

Esse tipo refere-se ao capital humano da sua empresa!

Apesar da baixa audiência e ressonância, eles têm como missão a humanização e divulgação da cultura e valores da marca, o que lhe confere relevância e autoridade.

Acesse o site

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.