Eleições 2022

Pesquisa IPEC: Lula tem 51% no segundo turno contra 42%

Este é o segundo levantamento do segundo turno da corrida presidencial.

Ipolítica com informações do G1

Lula aparece na frente de Bolsonaro na nova pesquisa IPEC
Lula aparece na frente de Bolsonaro na nova pesquisa IPEC (Foto: Divulgação)

BRASIL - Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira, 10, encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. 

Este é o segundo levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre sábado, 8, e segunda-feira, 10. A  margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Na sondagem espontânea, na qual os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 49%, e Bolsonaro, com 42%.

Dados

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

Números

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 42%

Branco e nulo: 5%

Não sabem/não responderam: 2%

Mais

Primeiro turno

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Ipec também fez simulações de segundo turno. Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.

A diretora do instituto, Márcia Cavallari, afirmou na semana passada, que não se deve fazer uma comparação entre os levantamentos anteriores ao primeiro turno e os posteriores. "Porque é uma nova situação, em que o eleitor se reposiciona", explicou ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.