Eleições 2022

Teste de Integridade comprova eficiência das urnas eletrônicas

Presidente do TSE exaltou o resultado da amostragem realizada no 1º turno em 641 urnas. Desse total, 58 foram submetidas ao projeto-piloto com biometria.

TSE

Moraes exaltou "20 anos de absoluta lisura"
Moraes exaltou "20 anos de absoluta lisura" (Divulgação/TSE)

BRASÍLIA - Ao anunciar, na sessão plenária desta quinta-feira (6), o desempenho do projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, realizado no primeiro turno das Eleições 2022, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a amostragem reafirma a eficiência das urnas e do sistema eletrônico de votação.

Segundo Moraes, no pleito deste ano se repetiu o que houve em 2020, 2018, 2016, 2014, 2012, 2010, 2008, 2006, 2004 e 2002. “Ou seja, são 20 anos de absoluta lisura das urnas eletrônicas com comprovação imediata do Teste de Integridade”, afirmou Moraes.

O ministro destacou que o resultado do projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria, uma novidade das Eleições 2022, teve 100% de aprovação nas 58 seções eleitorais em que a auditoria foi realizada e contou com a participação de 2.044 eleitores voluntários. Esse quantitativo representa 12,9% do eleitorado que efetivamente compareceu para votar nessas seções no primeiro turno. Segundo ele, da mesma forma que o teste tradicional, não houve nenhuma divergência no projeto-piloto com a biometria.

No projeto-piloto, o eleitor votou normalmente na seção eleitoral e, ao deixar o local, foi convidado por um servidor da Justiça Eleitoral a participar do teste com biometria. O eleitor que aceitou o convite foi então encaminhado à outra sala, no mesmo local de votação, onde apenas posicionou o dedo no leitor biométrico para identificação naquela seção de teste.

Teste de Integridade - Além do teste com biometria, as urnas passaram também pelo Teste de Integridade que acontece há várias eleições. Na sessão plenária desta quinta-feira (6), Moraes lembrou que o Teste foi realizado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país momentos antes da votação, em 641 seções eleitorais distribuídas em todas as unidades da Federação.

“Como não poderia deixar de acontecer, todos os votos dados na urna conferiram com os votos em papel. O Teste é filmado integralmente para comparar os votos dados em papel, que são preenchidos anteriormente por estudantes e partidos políticos, e digitados, no momento da realização do teste, por servidores da Justiça Eleitoral”, ressaltou.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.674/2021 (Calendário Eleitoral), serão publicados no Portal da Corte Eleitoral, até o dia 29 de novembro de 2022, os relatórios conclusivos sobre a fiscalização realizada no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas – no primeiro e no segundo turnos – elaborados pela empresa de auditoria externa contratada para acompanhar os trabalhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.