Eleições 2022

Lula e Bolsonaro retomam campanha com propaganda eleitoral no rádio e na TV

Os dois candidatos destacaram em seus primeiros programas os apoios recebidos neste segundo turno.

Ipolítica com informações do G1

Candidatos a presidente destacaram o apoio que receberam neste segundo turno
Candidatos a presidente destacaram o apoio que receberam neste segundo turno (Foto: divulgação)

BRASIL - O horário eleitoral voltou a ser exibido nesta sexta-feira, 7, e, no primeiro dia de inserções do segundo turno, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) destacaram os apoios que têm recebido nos últimos dias, fizeram críticas um ao outro e agradeceram os votos obtidos no primeiro turno. 

Na primeira propaganda do segundo turno, Lula mencionou o apoio de Simone Tebet (MDB). A senadora, que disputou a Presidência pela primeira vez, recebeu 4,9 milhões de votos no primeiro turno (4,1%). Na última quarta (5), Tebet declarou voto no petista. A expectativa é que os dois participem de um ato juntos nesta sexta.

A propaganda de Lula também criticou a atuação de Bolsonaro durante a pandemia e exibiu declarações do presidente, entre as quais a que "idiotas" pediam compra de vacinas. Durante toda a pandemia, Bolsonaro não seguiu as orientações de entidades médicas, criticou medidas restritivas e disseminou fake news sobre as vacinas.

Na propaganda de Lula, Bolsonaro foi chamado de "mentiroso, incompetente, violento e desumano". A peça ainda citou o caso da compra de 51 imóveis com dinheiro vivo pela família Bolsonaro, revelado pelo portal UOL.

O programa do PT também citou dados da economia, entre os quais o cerca de 10 milhões de desempregados e o percentual de famílias endividadas. Lula disse que, se eleito, irá renegociar as dívidas das famílias com juros baixos, reajustar o salário mínimo acima da inflação e investir em grandes obras para gerar empregos.

Já o presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, citou o apoio que tem recebido de governadores (parte já o havia apoiado no primeiro turno) e do jogador de futebol Neymar.

Bolsonaro também criticou Lula e citou ações como a criação do Auxílio Brasil, a queda dos preços dos combustíveis e a redução do desemprego.

O presidente voltou a defender temas da pauta conservadora e repetiu o lema "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Bolsonaro também abordou a eleição de parlamentares, afirmando que a formação do novo Congresso indica apoio de parte da população à sua candidatura.

O programa de Bolsonaro foi narrado por um homem com sotaque nordestino. O presidente causou polêmica nesta semana ao associar a vitória de Lula no Nordeste ao analfabetismo na região. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.