Polêmica

Lei sobre discriminação sexual não trata de uso de banheiro

Postagem com informação de uso de banheiro feminino por homens gerou polêmica e governo reage afirmando ser fake news.

Carla Lima/Ipolítico

Atualizada em 11/10/2022 às 08h19

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) usou as redes sociais para esclarecer que a informação de que uma lei sobre identidade de gênero sancionada por ele, na semana passada, é falsa. Segundo o gestor, a nova regra é somente para fixação de placas em estabelecimentos comerciais informando que é proibida a discriminação por orientação sexual.

A polêmica em torno da lei que estabelece  fixação de placas em locais externos e visíveis em estabelecimentos comerciais com informação sobre a proibição da “prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero” teve início após circulação de áudio de gestora de um shopping de São Luís que levantou a possibilidade do uso de banheiro feminino por homens que se identificam como mulher.

A partir de então, começou a circular nas redes sociais e também em aplicativo de conversa postagem com a informação que a lei permite a entrada de “homens biológicos” no banheiro feminino.

Brandão postou informação sobre lei contra discriminação por identidade de gênero
Brandão postou informação sobre lei contra discriminação por identidade de gênero

Para esclarecer sobre o teor da lei, Carlos Brandão usou as redes sociais: "Sancionei uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe discriminação de orientação sexual ou identidade de gênero. A lei não faz qualquer referência a uso de banheiros”, postou o gestor.   

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.