Resgate

VÍDEO: égua cai em bueiro às margens da avenida dos Portugueses, em São Luís

Segundo testemunhas, bueiro era coberto apenas por um pedaço de madeira compensada e cimento.

Imirante.com

Atualizada em 04/10/2022 às 22h01

SÃO LUÍS – Uma égua caiu e ficou presa em um bueiro, no início da manhã desta terça-feira (4), às margens da avenida dos Portugueses, em São Luís. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado para tentar retirar o animal de dentro do buraco.

O animal, que carregava uma carroça, caiu no bueiro após passar por cima da tampa da estrutura que não aguentou o peso e acabou cedendo. O bueiro, segundo informação de testemunhas, estava fechado apenas por um pedaço madeira compensada e coberto por cimento, após um serviço feito no local por uma operadora de telefonia, na noite dessa segunda-feira (3).

“Uma maldade o que a Oi fez, tapar um bueiro desse com uma folha de compensado de guarda-roupa e cobrir com concreto. Se fosse uma pessoa que caísse aí dentro, estaria morta”, disse o carroceiro dono do animal, que não se identificou.

Corpo de Bombeiros tenta resgatar o animal desde a parte da manhã. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Corpo de Bombeiros tenta resgatar o animal desde a parte da manhã. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Desde que foi acionado, o Corpo de Bombeiros fez inúmeras tentativas para retirar o animal de dentro do bueiro, porém, até o início da tarde a égua permanecia dentro do buraco, sendo resgatada só por volta das 15h30 com uso de uma retroescavadeira e um caminhão. A movimentação chamou a atenção de quem passava pela avenida dos Portugueses.

"Dessa maneira que estávamos fazendo, vimos que não seria possível o resgate sem machucar muito o animal. A gente pediu apoio agora para fazer uma outra abordagem e tentar retira o animal. Muito provavelmente vai ser preciso quebrar o espaço aqui, o concreto", informou o bombeiro militar Allan Kardec.

Égua após ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: Douglas Pinto / TV Mirante)
Égua após ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. (Foto: Douglas Pinto / TV Mirante)

Revoltada e apreensiva, a esposa do carroceiro, dona Waldecinta Machado Martins, disse que o casal tem o animal há cerca de quatro anos e que a égua é o principal meio de transporte deles, pois no lugar onde moram, na região do Boqueirão, não entra carro.

"Pra mim é revoltante. O animal está aí, está sofrendo, está desde 9h40 dentro desse boeiro. Estou com medo da minha égua morrer", disse Waldecinta.

Em nota, a V.tal, empresa de infraestrutura de telecomunicações que presta serviços para a Oi, afirmou que a tampa do bueiro onde a égua caiu foi furtada. A empresa vai enviar uma equipe ao local para recolocar a tampa prontamente.

Veja o momento em que a égua foi retirada do bueiro pelos bombeiros:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.