Articulação

Brandão assumirá novo governo com maioria na Assembleia

Partidos da base do socialista elegeram 27 de 42 deputados; bancada governista pode ficar maior.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 03/10/2022 às 11h26
Governo elegeu 27 de 42 deputados
Governo elegeu 27 de 42 deputados (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Reeleito governador do Maranhão no primeiro turno, com 51,29% dos votos, o governador Carlos Brandão (PSB) iniciará o novo mandato, em janeiro do ano que vem, com maioria na Assembleia Legislativa.

Se contabilizados apenas os partidos que fizeram parte da coligação que deu apoio à campanha do socialista, ele tem 27 aliados no Parlamento estadual, composto por 42 membros.

São 11 deputados do PSB, 5 do PCdoB, 4 do PP, 3 do Patriota, 2 do Podemos e mais 2 do MDB.

Há, ainda, indefinições quanto ao posicionamento do Republicanos e do União Brasil  a partir de 2023 - o que poderia elevar a 29 a base governista.

Além disso, a deputada Abigail Cunha, que foi eleita pelo PL de Josimar de Maranhãozinho - partido que esteve na base do senador Weverton Rocha (PDT) na eleição -, deve votar com o governo. Ela é esposa do prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, que, apesar de também ser o PL, declarou voto em Brandão durante a campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.