Eleições 2022

Maioria de candidatos ao governo concentra atividades em São Luís no último dia de campanha

Carlos Brandão, Weverton Rocha, Edivaldo Júnior, Simplício Araújo e Hertz Dias farão campanha em bairros da capital maranhense.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 01/10/2022 às 09h14
Candidatos têm até às 22h de hoje para fazer campanha eleitoral nas ruas
Candidatos têm até às 22h de hoje para fazer campanha eleitoral nas ruas (Divulgação)

SÃO LUÍS - Este sábado é o último dia de campanha de rua para os candidatos que disputam um mandato eletivo deste ano. Entre os candidatos ao governo do Maranhão, os quatro principais concentram suas atividades principalmente em São Luís. Há agenda de campanha também no interior do estado.

O candidato do PSB, Carlos Brandão, percorrerá três cidades maranhenses neste último dia de campanha. Fará caminhada em Imperatriz e em Santa Inês. Fechando o dia, o socialista participará de carreata em São Luís. 

O senador Weverton Rocha, candidato do PDT, concentra sua agenda do último dia de campanha em São Luís. Agora pela manhã ele fará visitas a bairros da capital e mais tarde tem encontro com mototaxistas e depois com jovens. 

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, candidato do PSD, também concentra sua agenda em São Luís. Ele participará de carreata em São José de Ribamar e também na Raposa. 

Durante a tarde e noite, ele encerra suas atividades no último dia de campanha com carreata em diversos bairros da capital, entre eles Fumacê, Vila Nova e Sá Viana, que ficam na área Itaqui Bacanga, uma de maior concentração de eleitores de São Luís.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, candidato do PSC, é o único que vai terminar a campanha no interior do estado. Pela sua agenda programada para este sábado, Lahesio vai participar de motocarreata em Pindaré e em Santa Inês.

os demais candidatos têm agenda mais tímida para o último dia de campanha. Simplício Araújo, candidato do Solidariedade, vai reunir com lideranças e depois com a coordenação de sua campanha.

Hertz Dias, candidato do PSTU, vai fazer uma caminhada no bairro da Liberdade, em São Luís. Enilton Rodrigues, candidato do PSOL, estará em Arame, cidade onde ele vota. Na agenda do candidato para este sábado está programada visitas a lideranças e apoiadores e ainda uma caminhada pelas ruas da cidade.

Joás Moraes, candidato do Democracia Cristã, não terá agenda neste sábado. Por ser da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o candidato não fará atividades.

Fim do prazo

Pela legislação, os candidatos podem fazer atividade de campanha até às 22h deste sábado, 1. Os candidatos e partidos políticos podem fazer propaganda eleitoral por meio da distribuição de material gráfico e promoção de passeata, carreata ou carro de som e alto-falantes que transitem pela cidade divulgando jingles ou mensagens das candidaturas. 

Após esse prazo, todas esses atos de campanha ficam proibidos, segundo o artigo 15 da Resolução nº 23.610/2019 e o artigo 39, parágrafos 3º e 5º, inciso I, da Lei nº 9.504/1997.

De acordo com o calendário das Eleições 2022, a propaganda eleitoral nas ruas referente ao primeiro turno teve início no dia 16 de agosto, e, durante 47 dias, possibilitou a aqueles que pleiteiam um cargo eletivo fazer a divulgação das respectivas candidaturas por vários meios, inclusive pela internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.