TERCEIRA IDADE

Semana da Pessoa Idosa tem vasta programação em São Luís

Evento realizado no São Luís Shopping integra as comemorações do Dia Nacional do Idoso.

Imirante.com

Semana da Pessoa Idosa busca dar visibilidade às ações e políticas desenvolvidas para esse público (Foto/Divulgação)
Semana da Pessoa Idosa busca dar visibilidade às ações e políticas desenvolvidas para esse público (Foto/Divulgação)

SÃO LUÍS - Como parte das ações em celebração ao Dia Nacional do Idoso e ao Dia Internacional da Terceira Idade, comemorados em 1º de outubro, a Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (Renadi) de São Luís promove a Semana da Pessoa Idosa, com uma vasta programação no São Luís Shopping, das 10h às 18h. O evento foi aberto nesta quarta-feira, 28, e se encerra no sábado, 1º.

A Semana da Pessoa Idosa visa dar visibilidade às ações e políticas desenvolvidas para esse público, como também reforçar a importância do cuidado, atenção e promoção de envelhecimento saudável, tendo em vista que até 2030 o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Dados do Conselho Municipal do Idoso de São Luís apontam que existem mais de 800 mil pessoas com 60 anos ou mais em São Luís, ou seja, 12% da população total da capital maranhense. No estado todo, a população idosa corresponde a 13%.

Esse é um evento gratuito que busca não somente reunir os idosos, mas também integrar as diferentes gerações, fortalecer vínculos e propiciar troca de experiências, vivências e conhecimento, de modo que o processo de envelhecimento seja melhor compreendido, e em toda a sua complexidade, envolvendo direitos, dignidade, respeito, como fatores de promoção da saúde, bem-estar e autoestima. 

“O processo de envelhecimento da população ainda precisa ser melhor conhecido. O próprio idoso precisa reconhecer e aceitar essa nova condição de vida”, ressalta a presidente do Conselho Municipal do Idoso de São Luís, Deborah Jatahy, que defende políticas públicas mais efetivas, que realmente alcancem e atendam às necessidades dos idosos em todas as suas vertentes. 

Evento gratuito busca integrar as diferentes gerações, fortalecer vínculos e propiciar troca de experiências, vivências e conhecimento (Foto/Divulgação)
Evento gratuito busca integrar as diferentes gerações, fortalecer vínculos e propiciar troca de experiências, vivências e conhecimento (Foto/Divulgação)

Deborah Jatahy destacou que a realização da Semana da Pessoa Idosa promovido pela Renadi conta com a participação, além do Conselho do Conselho Municipal do Idoso de São Luís, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia- SBGG; Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Maranhão; Centro de Acolhimento Zelo e Arte – CAZA Longeviver; Associação Nacional de Gerontologia – Maranhão; Instituto Federal do Maranhão/IFMA; Pastoral da Pessoa Idosa/PPI, Serviço Social do Comércio – Sesc; entre outras entidades parceiras.

Programação

A programação da Semana da Pessoa Idosa em São Luís conta com oferta de práticas integrativas complementares em saúde (PICS), aferição de pressão arterial, glicemia capilar, informações sobre idoso frágil, performance cultural, apresentação de coral, além de rodas de conversa com temáticas diversas, a exemplo da que abordou “Prevenção ao suicídio e transtornos do humor”, na tarde desta quinta-feira, 29, coordenada por Fabíola Veloso da Fonseca Medeiros, psicóloga clínica e neuropsicóloga especialista em Gerontologia. 

Nesta sexta-feira, 30, a programação continua a partir das 10h, com exposição de banners e informativos das instituições e serviços voltados para a pessoa idosa; e a oferta de práticas integrativas complementares em saúde (PICS), tais como auriculoterapia, reiki, ventosa, massagem, reflexologia, aromoterapia, acupuntura e jin shin jyutsu (Espaço BioSensações; Terapia Holística; Holos Terapia Ocupacional; Terapia do Corpo; CREFITO 16).

Nesta sexta-feira, 30, a programação continua a partir das 10h, com encerramento às 18h (Foto/Divulgação)
Nesta sexta-feira, 30, a programação continua a partir das 10h, com encerramento às 18h (Foto/Divulgação)

Também haverá orientações para um envelhecimento saudável e aplicação de testes (Ceuma); Prevenção da síndrome de fragilidade através de algumas intervenções (UFMA); Roda de conversa “Cuidando do Cuidador” (Ana Lúcia Azoubel Helal - psicóloga especialista em Gerontologia); Oficinas sobre “Colagem Analógica (IFMA) e “Alongamento e orientações sobre saúde física” (LAGGMA/UFMA), acolhimento ao público: Grupo Convívio/Grupo de Mulheres 60+ (PPI-MA) e a performance cultural: Solo de Violino (IFMA). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.