Artigo

Direitos Políticos

No artigo 14 da Constituição da República Federativa do Brasil estão explicitados os direitos políticos do povo brasileiro.

José Carlos Sousa Silva*

Atualizada em 29/09/2022 às 17h40

O povo brasileiro, hoje, mais que antes, é, sem dúvida, titular dos direitos políticos e assim pode exercer tais direitos objetivando eleger Presidente da República Federativa do Brasil, Governadores, Senadores, Deputados Estaduais e Federais.

No artigo 14 da Constituição da República Federativa do Brasil estão explicitados os direitos políticos do povo brasileiro.

Os eleitores e as eleitoras, em todo o território brasileiro, devem, hoje, ler com muita atenção as recomendações legais e justas contidas no artigo 14 da Constituição brasileira de 1988 a fim de que o exercício dos seus direitos políticos alcance resultado benéfico e sirva de sustentação na prática democrática.

Direitos Políticos têm profunda vinculação à cidadania e consistem na reunião dos meios imprescindíveis ao exercício completo da soberania popular, ou seja, o poder do povo, através do voto.

O voto é secreto e somente o seu titular tem o direito de saber para quem foi, está e será dirigido.

O homem ou a mulher vota em quem quiser. É livre totalmente no exercício do direito de votar.

No voto está o futuro político do povo e pelo povo o seu exercício deve ser plenamente garantido, respeitado e aplaudido conforme o seu resultado.

Em cada eleição, municipal, estadual e federal nasce a grandeza do sistema jurídico – político com eficácia completamente democrática.

A Democracia é, sem dúvida, o melhor regime político, porque nela está o povo, que é o dono e sujeito do poder político em todo o território do seu país.

O povo brasileiro é digno e merecedor de respeito, de proteção completa no exercício dos seus direitos.

O povo brasileiro sabe de onde veio, onde está e para onde deve ir praticando o exercício dos seus direito e especialmente dos seus direitos políticos.

O povo brasileiro sabe pensar, sentir, ouvir, falar e escrever no exercício dos seus direitos e assim sabe também votar nos melhores candidatos nestas eleições, neste final de 2022.


*Advogado, jornalista e professor universitário.
Membro da Academia Maranhense de Letras, Ocupante da Cadeira nº33.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.