(Divulgação)

COLUNA

Negócios & Inovação
Fique por dentro de notícias sobre inovação, Startups e novos negócios do Grupo Mirante.
Aduela Ventures

O Marketing de Influência é o investimento da vez!

Conheça o movimento das marcas que utilizam essa estratégia para impulsionar os resultados de venda e reconhecimento dos seus negócios.

Gerson Soares / Aduela Ventures

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39

SÃO LUÍS - O boom do instagram em meados de 2015 e 2016 criou um novo mecanismo de relacionamento entre pessoas que não se conhecem pessoalmente, grande parte das vezes, mas se seguem por se identificarem com estilo de vida, compartilhamentos e até valores e objetivos de vida. 

Esse ambiente proporcionou o surgimento de uma nova categoria de pessoas que se posicionam na internet e fazem parte da vida dos consumidores, influenciando em hábitos de consumo, os denominados influenciadores digitais. As grandes marcas perceberam o comportamento desses usuários e começaram a fazer algumas inserções desses influenciadores em propagandas e campanhas de publicidade. Esse movimento foi o primeiro passo para o início de uma nova jornada na comunicação das grandes marcas do Brasil.

Segundo João Silva, diretor executivo da Aduela Ventures: “Todos os processos de negócios ligados à audiência, remuneração e formas de levar essa audiência a anunciantes mudou. Hoje nós não falamos sobre mídias de massa única e exclusivamente. Existem várias mídias que se especializam e focam em grupos distintos, não só em relação a consumo específico, mas também em estilo de vida.” 

Empresas como OMO, Santander e Hellmann’s são as que mais investem em estratégias de Marketing de Influência. Mas afinal, o que significa isso?

(Evaristo Costa em Ação com a OMO | Imagem: Reprodução)
(Evaristo Costa em Ação com a OMO | Imagem: Reprodução)

Entenda o que é Marketing de Influência

Marketing de influência é um conjunto de ações e estratégias que utiliza como ferramenta a influência de porta-vozes da marca. Em 2015, durante a intensificação dessas estratégias, os criadores de conteúdo, ou influenciadores, eram vistos apenas como canais de mídias para venda dos produtos. Ou seja, as marcas anunciantes fechavam contratos para campanhas de publicidade e venda dos produtos.

Com o passar do tempo e a maturação dessas relações entre influenciadores e marcas, a cultura de relacionamento e troca tem evoluído. Os influenciadores, hoje, não são somente vistos como porta-vozes da marca para o público, mas também do público para a marca. 

Esse entendimento é cada vez mais disseminado, uma postura de co-criação em campanhas de Marketing. Hoje os influenciadores também são responsáveis diretamente pelos resultados e estratégias traçadas. É cada dia mais comum ver Influenciadores e celebridades assumindo posições de destaque em empresas e até se tornando sócios em novos negócios.

Carlinhos Maia e a abertura da B-burguer. (Foto: Divulgação)
Carlinhos Maia e a abertura da B-burguer. (Foto: Divulgação)

Independente do formato, o Marketing de Influência dá resultado!

Segundo a pesquisa Influencer Marketing Hub, o retorno médio de investimento dado nas estratégias de Marketing de Influência é de cerca de 5,78 dólares para cada dólar investido. Esse retorno é maior do que veículos de mídias físicas e chega até ser maior, muitas vezes, a mídias de propaganda digitais, formato que se popularizou bastante nos últimos anos.

Além disso, a principal dificuldade de grande parte das empresas nesse cenário mutável de transformação digital é estreitar os laços com os consumidores. O mercado começou a ditar o ritmo e participar mais da tomada de decisão do negócio. E os influenciadores não se comportam somente como porta-vozes para o público, e também como porta-vozes do público para as marcas. 

Tem interesse em se conectar com influenciadores digitais para investir nessas estratégias de venda? Acesse o site da Influencer.me e conheça a plataforma que promete conectar influenciadores a anunciantes de forma simples, rápida e segura.

Acesse o site

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.