Turismo

Prefeitura inicia visitação ao Mirante da Cidade, no Centro Histórico de São Luís

No Mirante da Cidade é possível ter uma vista diferenciada de importantes marcos da cidade de São Luís.

Divulgação/ Prefeitura de São Luís

- Atualizada em 15/09/2022 às 23h57
A edificação é uma das poucas representantes da arquitetura moderna no Centro Histórico de São Luís.
A edificação é uma das poucas representantes da arquitetura moderna no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com uma vista privilegiada dos principais pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís, o Mirante da Cidade começou a receber visitantes nesta quinta-feira (15). Localizado no 10º andar do Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves (antigo prédio do Banco do Estado - BEM), na Rua do Egito, o espaço foi entregue pelo prefeito Eduardo Braide no dia 8 de setembro, data em que a capital celebrou 410 anos de fundação. Os interessados em visitar o local podem agendar no endereço eletrônico mirantedacidade.saoluis.ma.gov.br.


No Mirante da Cidade é possível ter uma vista diferenciada de importantes marcos da cidade de São Luís, a exemplo da Praça Gonçalves Dias, igrejas dos Remédios e Santo Antônio, Teatro Arthur Azevedo, pontes José Sarney e Bandeira Tribuzi, Avenida Beira-Mar, Catedral Metropolitana, antigo Hotel Central, Praça João Lisboa e Igreja do Carmo, Igreja do Desterro, além dos rios Anil e Bacanga, entre outros pontos que contam a história da cidade fundada por franceses e colonizada por portugueses.


Integrante do primeiro grupo a visitar o Mirante da Cidade nesta quinta-feira (15), o historiador Rafael Cunha se encantou com o lugar. "Este espaço possibilita um olhar diferente sobre a cidade. Nosso Centro Histórico tem um padrão de prédios mais baixos e são poucas as edificações mais altas. Vê-los de cima é uma experiência nova. A cidade tem uma beleza diferente quando vista de cima e o Mirante possibilita isto. Sempre esperei que São Luís pudesse ter um espaço assim no Centro Histórico. A visita é linda", disse.


Para que todos possam desfrutar das belezas do lugar, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que administra o Mirante da Cidade, estabeleceu que, além das visitações serem agendadas previamente e de forma on-line, os grupos são compostos por até 15 pessoas. Estes visitantes são recepcionados por educadores de turismo que fazem visitas guiadas de cerca de 20 minutos, explicando sobre as edificações e espaços que estão no entorno.
 

"O Mirante da Cidade, entregue pelo prefeito Eduardo Braide pelo aniversário de São Luís, vem somar ao que o Centro Histórico já oferece aos nossos visitantes. Trata-se de um ponto em que turistas e a comunidade poderão apreciar não somente a cidade histórica, mas também as pontes, praias e outros atrativos de São Luís", disse o secretário de Turismo, Saulo Santos.


O técnico de áudio Paulo Henrique Costa destacou a importância do novo cartão-postal de São Luís. "No Mirante da Cidade é possível observar a cidade nova e a cidade histórica. Mais um ponto turístico, desta vez possibilitando a vista da cidade de cima, estimulando os maranhenses a conhecerem mais sua capital, antes de irem a outros estados do Brasil", disse.

 
Edificação


O projeto do Mirante da Cidade foi idealizado pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Nos demais andares do prédio funciona a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).


A edificação é uma das poucas representantes da arquitetura moderna no Centro Histórico de São Luís, sendo a terceira construção vertical da capital (antes dele, o João Goulart, na Avenida Pedro II, e o Caiçara, na Rua Grande).

Serviço
O quê: Visitação ao Mirante da Cidade
Localização: Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves Rua do Egito, 283 (antigo prédio do BEM)
Funcionamento: Quinta e sexta das 15h às 19h; sábados e domingos das 9h às 18h
Agendamento: No endereço eletrônico mirantedacidade.saoluis.ma.gov.br

Prefeitura inicia visitação ao Mirante da Cidade, no Centro Histórico de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.