Comarh

Congresso Maranhense de Recursos Humanos conecta pessoas e amplia horizontes

Maior evento de gestão de pessoas do Maranhão reúne gestores de empresas públicas e privadas.

Ribamar Cunha / Imirante.com

Painel “Cenários e Perspectivas de Crescimento e Desenvolvimento Econômico para o Maranhão e o Brasil
Painel “Cenários e Perspectivas de Crescimento e Desenvolvimento Econômico para o Maranhão e o Brasil". (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O mundo digital tem resultado em grandes transformações na sociedade, e no mercado de trabalho não tem sido diferente, levando enormes desafios às empresas, que buscam convergir seus modelos de negócios à nova realidade, mas sem perder de vista a importância do seu capital intelectual enquanto ativo intangível. É nessa perspectiva que o XII Congresso Maranhense de Recursos Humanos – COMARH traz o tema “Conectar Pessoas e Ampliar Horizontes”, que acontece desde esta quarta-feira, 14, até esta quinta-feira, 15, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no Cohafuma. 

A proposta do maior evento de gestão de pessoas do Maranhão é, a partir desse tema central e das discussões nas palestras e painéis, repensar o fazer e agir na área de recursos humanos, levando e conta as novas demandas por profissionais, novos procedimentos de contratação, atração e retenção de talentos e estratégias de maior engajamento dos empregados. 

“Conectar Pessoas e Ampliar Horizontes”, que suscita essa reflexão acerca da área de gestão de pessoas, foi justamente o tema da palestra magna de abertura do COMARH, abordado pelo professor da Fundação Dom Cabral, Zeca de Mello, sob a moderação da conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Maranhão (ABRH/MA) e CEO do Inaed/FDC, Jaqueline Pimentel. 

Presidente da ABRH/MA, Edilson Lira, destaca a área de recursos humanos como estratégica para as organizações. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Presidente da ABRH/MA, Edilson Lira, destaca a área de recursos humanos como estratégica para as organizações. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

O presidente da ABRH/MA, Edilson Lira, destaca a importância desse evento promovido pela entidade, ao propiciar a vinda de palestrantes de renome para o debate de temas relevantes, fomentando a informação e o conhecimento no mundo trabalho. 

Segundo Edilson Lira, o mundo do trabalho apresenta grandes desafios, resultantes dos avanços tecnológicos e também como impacto da pandemia, de modo que as empresas têm que estar preparadas, e saber se posicionar no mercado, na perspectiva de entender a importância estratégica da área de recursos humanos de fazer entender que o resultado da organização é coletivo, oriundo do trabalho das pessoas.

“A área de recursos humanos é muito estratégica na organização especialmente nesse mundo conectado e de transformação digital, na captação, formação e retenção de pessoas, de modo a adequar as equipes em modelos de negócios que estão mudando em grande velocidade”, analisa o presidente da ABRH/MA.

Edilson Lira avalia que o próprio perfil de empregabilidade está em constante transformação, com profissionais que hoje não buscam, como antes, fazer carreira na empresa. Também ressalta que as empresas devem sim desenvolver a formação do colaborador, mas que na atual conjuntura o profissional deve buscar autodesenvolver-se.

EXPO RH reúne diversas empresas que estão expondo seus produtos e serviços na COMARH.Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante
EXPO RH reúne diversas empresas que estão expondo seus produtos e serviços na COMARH.Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante

Programação 

XII Congresso Maranhense de Recursos Humanos continua nesta quinta-feira, 15, com a realização da palestra "Mentoria & Protagonismo Feminino", a partir das 8h30, a ser ministrada por Edna Vasselo Goldoni, Presidente e Fundadora do IVG, e moderação de Raquel Jordão, Conselheira da ABRH - MA e diretora Administrativo Financeira do Sebrae Maranhão. 

A partir das 10h, a programação destaca a palestra híbrida “Cultura Marca - Cultura Branding Integrados - ESG da Raiz a Ponta", que será ministrada por Christina Carvalho Pinto, 

internacionalmente reconhecida como uma das mentes mais estratégicas, criativas e conscientes no universo das marcas e da mídia, com centenas de prêmios nacionais e internacionais. Outras palestras ocorrerão ao longo do dia.

A programação reúne ainda a EXPO RH, com a participação de diversas empresas que estão expondo seus produtos e serviços. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.