Eleições 2022

Eleitor terá tempo maior para confirmar voto

Urnas eletrônicas terão um intervalo de tempo para que o eleitor possa conferir o seu voto antes da confirmação

Agência Senado

Urna eletrônica terá tempo maior para eleitor confirmar voto
Urna eletrônica terá tempo maior para eleitor confirmar voto (Reprodução)

BRASIL - As urnas eletrônicas terão um intervalo de tempo para que o eleitor possa conferir o seu voto antes da confirmação. A novidade para as eleições de 2022 foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira (7). O objetivo é reduzir os votos equivocados.

“[O intervalo] foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer”, explicou Rodrigo Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE.

O eleitor votará cinco vezes no primeiro turno em 2022, e até duas vezes no segundo. Após cada voto, a urna impedirá a confirmação do voto pelo tempo de um segundo. Será um tempo extra para que o eleitor revise o número digitado e possa corrigir o voto, se for o caso. A correção pode ser feita mesmo após a liberação do botão “confirma”.

A ordem de preenchimento dos cargos na hora da votação começa pelo voto para deputado estadual ou distrital, seguido por deputado federal, senador, governador e presidente. No caso de segundo turno, o primeiro voto é para governador e o segundo, para presidente.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será no dia 30 de outubro.​

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.