Cursos técnicos

Seletivo do IFMA oferta 6.515 vagas em cursos técnicos para 2023; veja o edital

As inscrições dos candidatos deverão ser feitas pela internet.

Imirante, com informações do IFMA

Atualizada em 26/08/2022 às 07h04
A prova do IFMA está prevista para o marcada para o dia 27 de novembro
A prova do IFMA está prevista para o marcada para o dia 27 de novembro (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou edital com as normas e procedimentos para a realização das inscrições, seleção e classificação dos candidatos ao processo seletivo de acesso aos cursos técnicos presenciais de nível médio com início no ano letivo de 2023. 

No total, 6.515 vagas estão sendo ofertadas em cursos técnicos de nível médio nos 29 campi da instituição para ingresso em 2023.

Inscrições

As inscrições dos candidatos deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, nas páginas oficiais do IFMA ou da Funetec-PB. Para o acompanhamento das etapas do Processo Seletivo e consulta dos resultados individuais on-line, é indispensável que o candidato mantenha sob sua guarda o número de inscrição e a chave de acesso gerados no ato da inscrição, ao acessar esses endereços eletrônicos.

Os candidatos devem atentar que o cronograma do Processo Seletivo prevê períodos de inscrições distintos. O primeiro período (30 de agosto a 14 de setembro) se destina a candidatos com interesse em concorrer às vagas de isenção de pagamento da taxa de inscrição. O segundo período (23 de setembro a 24 de outubro) se destina às inscrições de candidatos que efetuarão o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, a qual pode ser paga até o dia 25 de outubro. 

Prova

Com data marcada para 27 de novembro (domingo), a prova se iniciará às 13h30min e terá duração de 3 horas, devendo o candidato comparecer ao local da prova até as 13 h (fechamento dos portões), munido de documento de identidade (RG) original ou de documento oficial de identidade com foto que permita sua identificação pelo fiscal, além de caneta esferográfica azul ou preta transparente. O caderno de prova conterá 30 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, cada uma delas com quatro alternativas, com uma única opção correta. 

Tipos de cursos

Quanto aos tipos de cursos técnicos ofertados, a forma integrada ao Ensino Médio tem duração de três anos e possibilita ao aluno matricular-se e receber formação que reúne simultaneamente os conhecimentos das disciplinas regulares do ensino médio e as competências da educação profissional. 

Os cursos da forma concomitante ao Ensino Médio permitem ao aluno cursar paralelamente o curso técnico escolhido no IFMA e as disciplinas do ensino médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário. 

Já na forma subsequente ao Ensino Médio, os cursos se destinam aos candidatos que já tenham concluído o ensino médio e tenham interesse em receber uma formação técnica no Instituto. Em todas as formas, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio ao concluir o curso.

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) é responsável pela execução do processo seletivo, com gestão do Departamento de Ensino Técnico (Detec/Prenae).

VEJA O EDITAL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.