Programação

Apae de São Luís na Semana Nacional da pessoa com Deficiência 2022

Ações ocorrem até dia 28 de agosto com o tema “Superar Barreiras para garantir a Inclusão”

Imirante.com, com informações da Apae

Apae São Luís.
Apae São Luís. (Foto: Divulgação/Apae)

SÃO LUÍS - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promove até o dia 28 de agosto uma ampla programação local alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022. A programação teve início nesse sábado (21).

Com o tema “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão” a campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, tem o propósito de chamar a atenção dos brasileiros para uma realidade que precisa mudar. Apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão afirmando que: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Ainda são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação; e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem às atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

Ignorância, medo, rejeição, percepção de menos-valia, inferioridade, piedade, adoração do herói, exaltação do modelo, percepção de incapacidade intelectual, efeito de propagação (ou expansão) de estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, adjetivação, particularização, baixa expectativa, generalização, padronização e assistencialismo e superproteção integram os diferentes tipos das barreiras atitudinais.

Para o presidente da Apae de São Luís, Sebastião Vanderlaan Rolim, a campanha deste ano quer enfatizar a necessidade do maior empenho de toda a sociedade na luta pela eliminação dessas diversas barreiras, para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

“Com programação presencial e on-line nas redes sociais, no canal oficial da Apae de São Luís no Youtube e também na Web Rádio Apae, as ações e atividades que promoveremos visam envolver toda a comunidade. Convidamos a todos para participar, especialmente do desfile que irá acontecer no dia 22 de agosto, às 8h da manhã em frente à sede da Apae de São Luís. Os 256 alunos da Escola Eney Santana, organizados em pelotões, irão apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição que há 51 anos tem transformado vidas e merece essa visibilidade”, conclamou o Presidente da entidade.

É possível acompanhar as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência através das redes sociais da instituição, pelo Instagram @apaedesaoluis, no Facebook @apaedesaoluisma no canal oficial da Apae de São Luís no Youtube

Até o dia 28 de agosto diariamente serão realizadas ações voltadas para alunos e familiares assistidos pela instituição como recreação, oficinas e palestras; e também eventos online com muitas orientações relevantes para toda a sociedade se engajar de forma mais ativa na nobre causa da inclusão das pessoas com deficiência      

Veja a programação

 21/08 (Domingo)

 9h - Vídeo Abertura (Palavra do Presidente) – Redes Sociais

18h – Vídeo: Derrubando Barreiras I – Redes Sociais

 22/08 (Segunda-feira)

 7h30 - Hasteamento de Bandeiras

8h30 – Desfile da Semana da Pessoa com Deficiência com Alunos e Autoridades – Em frente à sede da Apae no Anil

11h – Live: Como as ações da Apae de São Luís influenciam na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade - Youtube

14h – Oficina de Libras – Semepd 

23/08 (Terça-feira)

9h – Palestra: Auxílio Inclusão e BPC – Programa de Educação Previdenciária do INSS

10h – Boletim Antoninha – Edição especial: “Superar Barreiras para garantir Inclusão” – Rádio Web Apae

14h – Oficina de Influenciadores – Depto. de Comunicação e Marketing da Apae de São Luís / Na sede da Apae

 24/08 (Quarta-feira)

9h – Manhã Recreativa – Escola Eney Santana

14h – Palestra: Direitos e Garantia da Pessoa com Deficiência – Drª Bruna Feitosa – Professora do Curso de Direito da Faculdade Santa Terezinha CEST

19h - Comunicação Inclusiva para desconstrução de Barreiras Atitudinais – Auditório CEST

 25/08 (Quinta-feira)

 9h - Oficina de brigadeiro Gourmet – Lab. de Gastronomia – CEST

14h - Oficina de brigadeiro Gourmet – Lab. de Gastronomia – CEST

14h - Tarde Recreativa – Escola Eney Santana

 26/08 (Sexta-feira)

 9h – Atividade de Lazer  – Sesc Turismo

 27/08 (Sábado)

 9h - Vídeo Derrubando Barreiras II – Redes Sociais

 28/08 (Domingo)

 18h – Vídeo Agradecimento (TBT da Semana) – Redes Sociais

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.