(Divulgação)

COLUNA

Estado Econômico
Economia e empreendedorismo no Maranhão e no Brasil.
ESTADO ECONÔMICO

Cidade de Balsas é inclusa em plano de criação de 12 novas rotas aéreas no Nordeste

Proposta apresentada pela Sudene à Secretaria Nacional de Avião Civil visa melhoria da malha aérea regional.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 23h38
Balsas é região de influência de grandes atividades econômicas, como a produção de grãos (Foto/Divulgação)
Balsas é região de influência de grandes atividades econômicas, como a produção de grãos (Foto/Divulgação)

O município de Balsas, no sul do Maranhão, está incluso em proposição da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para criação de 12 novas rotas aéreas no Nordeste, como forma de se ampliar a oferta de voos na região, visando gerar novas oportunidades de negócios. 

O plano prevê, além de Balsas (MA), a criação ainda das rotas Sobral e Iguatu, no Ceará; São Raimundo Nonato, Picos, Bom Jesus e Corrente, no Piauí. Seguem Cajazeiras (PB), Arapiraca (AL), Feira de Santana e Paulo Afonso, na Bahia e São Mateus, no Espírito Santo. 

Na avaliação da Sudene, os terminais aéreos nestas cidades possuem localização estratégica em relação aos principais corredores logísticos do Nordeste, a exemplo das ferrovias Transnordestina, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e Ferrovia Centro Atlântica S/A (FCA), como também integram região de influência de grandes atividades econômicas, como a produção de grãos e mineração na região do Matopiba e os arranjos produtivos locais próximos aos ramais do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Essa proposta de criar novas rotas para incrementar as atividades econômicas e intensificar a atuação dos aeroportos regionais como pontos estratégicos para a integração modal foi apresentada pela Sudene à Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

“Partimos do desafio de identificar se os voos não existem porque a economia local não os sustenta ou se é a própria atividade econômica que não cresce em virtude da inexistência da oferta de rotas”, pontuou o superintendente da Sudene, general Araújo Lima. O dirigente da autarquia explicou que o tema ganhou força a partir das demandas apresentadas pelos gestores municipais em programas como o G52 e o Projeto de Desenvolvimento Federativo.

168 anos da ACM

O painel “Pacto pelo desenvolvimento: a união das entidades pelo fortalecimento econômico do Maranhão” é uma das ações da programação pelos 168 anos da Associação Comercial do Maranhão (ACM), que acontece dia 24 deste mês, às 19, no auditório do Palácio do Comércio. 

Em seguida, o diretor do Porto Digital, Cláudio Marinho, ministrará a palestra “Plano de Ação para Integrar e Fortalecer inciativas de Inovação no Centro Histórico de São Luís”. Ele virá ao nosso estado a convite da ACM e Sebrae.

Para fechar a programação dessa noite, as entidades empresariais apresentarão propostas para melhoria da economia maranhense e que podem a serem sugeridas como pontos de uma agenda dos Poderes Executivo e Legislativo para os próximos meses.

Mês do Economista

Como parte das atividades do “Mês do Economista”, promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio/MA) integrará a programação dia 31, na Mesa Redonda ‘Mercado de Trabalho do Economista’, com a presença do superintendente Max de Medeiros. 

Ao longo dos meses de agosto e setembro serão realizados painéis e mesas redondas, com a presença de gestores do executivo estadual e de entidades empresariais.

Na abertura do ‘Mês do Economista’, dia 16, no auditório da Fecomércio/MA, o presidente da entidade, Maurício Feijó, participou da iniciativa, que tem a proposta de levantar debates e demandas ligadas ao desenvolvimento econômico do estado e do Brasil, além de apresentar estratégias para fortalecer a profissão do economista.

InovaLab TRT-16

Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão, instalará Laboratório de Inovação (Foto/Divulgação)
Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão, instalará Laboratório de Inovação (Foto/Divulgação)

Até o fim deste mês, um Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (InovaLab TRT-16) será instalado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região em sua sede, em São Luís.

O espaço vai funcionar como uma espécie de atelier de inovação e de criatividade para potencializar soluções a partir de ideias pensadas por magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e também por usuários do Tribunal.

Para o coordenador de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16, Marcos Pires, o potencial criativo e inovador de magistrados e servidores, presente na história do Tribunal, será avivado para que novas soluções apareçam e impulsionem cada vez mais a Justiça do Trabalho no Maranhão.

Treinamento sobre certificações

A Granorte promoveu treinamento comandado por profissionais do Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento (INAED) visando à capacitação dos colaboradores em torno das certificações ISO 9001:2015 (Qualidade) e ISO 14001:2015 (Meio Ambiente), ambas conquistadas pela empresa há, pelo menos, quatro anos.

O treinamento foi voltado para a interpretação dos requisitos das normas e a formação da equipe como auditores internos. “É de extrema importância para promover conhecimento dos procedimentos internos da empresa visando sempre às melhorias contínuas dos processos”, disse Marynalda Ferreira, coordenadora administrativa da Granorte.

Marynalda Ferreira explicou que as duas normas têm validade de três anos, com auditorias anuais de verificação, tendo em vista a eficácia e melhoria do Sistema de Gestão da empresa.

VAREJO

Formandos da Potiguar

Vinte funcionários do grupo Potiguar colarão grau em Administração neste sábado, 20, na Faculdade de Negócios Faene. É que a empresa selou parceria com a instituição, bancando 70% do valor da mensalidade e isto, sem dúvida, foi um investimento que garantirá um retorno excelente à equipe. O curso teve início em 2018 e está sendo finalizado com êxito. 

Negócios e Oportunidades

Mais de 60 empresas associados da Associação Comercial do Maranhão (ACM) e negócios da economia criativa e colaborativa, vinculados ao Mobiliza, movimento liderado pelo Sebrae, estão confirmados na Feira ACM Negócios e Oportunidades, que acontece neste sábado, 20, na Praça Benedito Leite, de 8h às 17h, com exposição e venda de produtos e serviços. Em paralelo, ocorre Encontro de Cazumbás da Grande Ilha, organizado pela Prefeitura de São Luís.

Uso de cartões online

Cerca de 40% das compras com cartões no e-commerce no país, em junho, foram realizadas com o uso de cartões online, de acordo com levantamento do Santander Brasil em sua base de clientes. No Maranhão, 56% dos clientes habilitaram seus aplicativos para gerar esse modelo de pagamento digital. O uso do cartão digital teve um crescimento de sete pontos porcentuais em um ano, e de 13 p.p. em relação a janeiro de 2021, e os clientes que mais aderem a esse modelo têm menos de 40 anos.

Nas garras do Leão

Em Nota Técnica nº 269, sobre o Imposto de Renda Pessoa Física - Propostas para uma tributação mais justa, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), compara que em 1996, cerca de 8 milhões de pessoas apresentaram declaração de IRPF. O salário mínimo, na época, era de R$ 112,00 e o IRPF insidia sobre rendimentos a partir de R$ 900,00, ou seja, quem recebia até 9 salários mínimos estava isento do IRPF. Hoje, 31 milhões de brasileiros declaram IRPF.

Imposto Territorial Rural

Foi iniciada a entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) de 2022, cujo prazo final é até às 23h59m do dia 30 de setembro. As informações devem ser enviadas por meio do programa gerador da Declaração do ITR (DIRT), disponível no site da Receita Federal. A declaração também pode ser enviada pelo Receitanet para a transmissão ou entregue em uma unidade presencial de atendimento da Receita Federal, por meio de um dispositivo com conector USB.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.