Eleições 2022

Saiba como foi a sabatina com o candidato Edivaldo Júnior

Ex-prefeito de São Luís afirmou que vai buscar parcerias com os municípios nas áreas de Educação, Saúde, Turismo e Infraestrutura.

Ipolítica

Atualizada em 12/08/2022 às 11h55
Edivaldo Holanda Júnior é sabatinado por jornalistas do Grupo Mirante
Edivaldo Holanda Júnior é sabatinado por jornalistas do Grupo Mirante (Foto: Juliana Chaves/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O candidato ao Governo do Estado pelo PSD, Edivaldo Holanda Júnior, ex-prefeito de São Luís, defendeu parceria do Executivo Estadual com prefeitos dos 217 municípios maranhenses, em áreas estratégicas como Educação, Saúde, Desenvolvimento, Turismo e Infraestrutura, para elevar os índices sociais e econômicos do Maranhão.

O posicionamento de Edivaldo ocorreu durante a Sabatina Imirante, realizada nesta sexta-feira e que contou a participação de Carla Lima - do núcleo de Política do Grupo Mirante -; de Rafael Cardoso, do G1 Maranhão e de João Ricardo, que integra a Rádio Mirante AM e a TV Mirante.

Os temas sorteados durante a sabatina foram: Educação; Comunidades Tradicionais; Cultura; Saúde, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Educação

No primeiro tema, ao ser abordado sobre os recorrentes problemas na educação estadual, Edivaldo defendeu a proposta de criar um núcleo de poio às Prefeituras.

“Como proposta tenho dito que uma delas é poder criar um núcleo de apoio aos prefeitos do interior do Maranhão para que possamos corrigir a distorção idade/série, o que é muito importante. Ou seja, fazer com que os nossos alunos realmente passem de uma série para a outra aprendendo de maneira efetiva. Nós fizemos isso na Prefeitura de São Luís”, disse.

Ele citou programas e ações desenvolvidas durante a sua gestão no Executivo Municipal e disse estar preparado para fazer com que os índices educacionais melhorem no Maranhão.

Comunidades tradicionais 

O segundo tema sorteado foi Comunidades Tradicionais. Edivaldo defendeu a proposta de regularização fundiária para os quilombolas e mais uma vez afirmou acumular experiência de um projeto de sucesso realizado na capital. 

Ele disse que enquanto prefeito concedeu mais de 10 mil títulos de propriedade para a população carente de São Luís.

O candidato do PSD também defendeu diálogo com o Governo Federal para contribuir na redução de conflitos por terra registrados em territórios indígenas no estado.

Cultura

Já sobre Cultura, o ex-prefeito falou que vai priorizar a promoção de emprego e renda; o fortalecimento do calendário de festividades e o fortalecimento do comércio informal descentralizado. 

Afirmou ter investido nas festividades da capital durante a sua gestão, como o Carnaval e o São João e assegurou que atuará com apoio aos prefeitos do interior do estado.

Saúde 

Outro tema abordado por Edivaldo foi Saúde. Ele lembrou da sobrecarga dos hospitais municipais Clementino Moura e Djalma Marques, os Socorrões I e II, respectivamente, e disse que é preciso fortalecer as unidades macrorregionais como solução à superlotação em São Luís.

“Falta o fortalecimento dos macrorregionais, porque com o fechamento de algumas especialidades em alguns desses hospitais, a exemplo da cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, quem recebe toda essa carga, é São Luís. É o Hospital Socorrão I e o Socorrão II”, explicou.

Turismo

Já sobre o Turismo, o candidato do PSD defendeu investimentos no chamado Polo Oriental, que abrange um roteiro que vai de Alcântara até o município de Carutapera, e sugeriu a criação da Rota das Emoções 2.

De acordo com Edivaldo, é preciso investir em infraestrutura das estradas e nos equipamentos públicos das cidades que abrangem aquele espaço territorial. 

Ele também citou o potencial da Chapada das Mesas, dos Lençóis Maranhenses e de outros polos turísticos do estado. E mais uma vez, defendeu parceria institucional com os prefeitos.

Desenvolvimento Econômico

Já sobre o Desenvolvimento Econômico, último tema sorteado, Edivaldo defendeu a criação de condições para que indústrias possam ser atraídas. Dentre as condições, ele citou a redução na burocracia junto aos órgãos de controle do meio ambiente para a liberação de licenças num curto período de tempo; segurança jurídica e infraestrutura logística.

“Eu tenho dito que quero ser o grande embaixador do Maranhão para poder trazer investimentos, tanto nacionais, quanto estrangeiros, para o nosso estado. A importância de trazer indústrias para o Maranhão, gerar emprego e renda desta maneira e oferecer as condições necessárias, no estado, para que esses investidores possam estar aqui”, disse.

Ele também prometeu criar o Auxílio Maranhão, para famílias que estão vivendo na extrema pobreza e que vivem com até R$ 100,00 por mês.

Abaixo, assista a íntegra da entrevista com o candidato Edivaldo Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.