FISCALIZAÇÃO EM NÚMEROS

Programa reunirá prefeitos e presidentes de câmaras em São Luís

Encontro promovido pelo TCE/MA divulgará o Índice de Qualidade das Informações para Controle.

Imirante.com

Ação pedagógica do programa Fiscalização em Números será realizada dia 16, no auditório do TCE/MA
Ação pedagógica do programa Fiscalização em Números será realizada dia 16, no auditório do TCE/MA (Divulgação)

SÃO LUÍS - Como parte da programação de abertura do programa Fiscalização em Números, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), realiza, no próximo dia 16 de agosto, no auditório do órgão, a ação pedagógica denominada “Divulgação do Índice de Qualidade das Informações para Controle (i-Sinc)”, reunião técnica destinada aos prefeitos e presidentes de câmaras municipais do estado. As inscrições podem ser feitas nos links https://forms.gle/xDn1zxecCsfyEwMQ9 (prefeitos) e https://forms.gle/kaH9wU3tphfyMuqR7 (presidentes de Câmaras). 

O encontro será totalmente presencial e tem o objetivo de divulgar o resultado do Índice, apresentado sob a forma de ranking, conforme Tabela de Índice de Qualidade definida pelo TCE, na Instrução Normativa nº 71, de dezembro do ano passado.

O Índice de Qualidade das Informações para Controle (i-Sinc) tem por objetivo fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados recebidos por meio do Sistema de Informações para Controle (SINC), e é dividido em três dimensões de avaliação adotadas pelo Tribunal.

A primeira delas é a dimensão Integridade da Informação, que consiste na verificação da adequabilidade das informações enviadas aos padrões previamente definidos para envio por meio dos layouts (padrão de remessa).

A dimensão Referencial da Informação consiste na verificação da adequabilidade das informações enviadas considerando padrões mínimos de pertinência da informação e quanto às informações encaminhadas em layouts distintos.

E por último, a dimensão Auditoria da Informação diz respeito ao cruzamento de dados e informações encaminhadas a título de informações de controle, considerando as informações encaminhadas nos vários sistemas eletrônicos do Tribunal de Contas e/ou ainda as informações disponibilizadas nas demais bases de dados públicos disponíveis. “Para essa atividade específica, serão consideradas apenas as duas primeiras dimensões”, explica o secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo.

Tendo como moderadores os secretários Bruno Almeida, Fabio Alex de Melo e Renan Coelho (Secretaria-Geral, Fiscalização; e Tecnologia e Inovação), a reunião técnica terá carga horária de 4 horas, e haverá certificado para os participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.