Na íntegra

Veja como foi a sabatina com Lahesio Bonfim

Candidato ao Governo pelo PSC defendeu parceria institucional com prefeitos e disse que está preparado para comandar o Palácio dos Leões.

Ipolítica

Atualizada em 09/08/2022 às 12h00
Sabatina Imirante desta terça-feira tem Lahesio Bonfim
Sabatina Imirante desta terça-feira tem Lahesio Bonfim (Foto: Juliana Chaves/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O candidato ao Governo do Estado pelo PSC, Lahesio Bonfim, foi o sabatinado desta terça-feira no programa Sabatina Imirante.

Entrevistado por Carla Lima [mediadora], Rodrigo Bonfim e Adriano Soares, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes defendeu a parceria institucional com gestores municipais e o combate à corrupção num eventual governo.

Ao todo, Lahesio Bonfim falou sobre quatro temas sorteados durante a sabatina: Esporte, infraestrutura, Saúde e Cultura.

No primeiro tema, quando foi questionado a respeito da Lei de Incentivo ao Esporte, ele defendeu a ampliação de investimentos em diversas modalidades esportivas no estado e não apenas no futebol profissional. 

“Problema dos governos brasileiros é que muitos deles são populistas. São para si e não para o povo […] A gente vê muita demagogia. Eu fico pensando quantos atletas nós não perdemos ao longo dos anos porque eles não tinham onde treinar”, disse, ao assegurar investimentos também em modalidades olímpicas.

Infraestrutura

Já quando foi sabatinado sobre o tema infraestrutura, Lahesio criticou o Governo do Estado por, segundo ele, não dialogar com prefeitos. 

Ele disse que na última gestão, o Executivo Estadual até chegava a firmar convênios com municípios, mas sem permitir a efetiva participação das gestões municipais em projetos e obras. 

Ele citou o programa Mais Asfalto; criticou a qualidade do material que é utilizado e disse que priorizará, na sua gestão, calçamento com bloquetes em pequenas cidades.

“Eu não diria que falta dinheiro. Falta vontade. [...] Nós temos um governo que teima em colocar ais asfalto sempre com viés eleitoreiro. […] O povo deu até um apelido para isso que é o asfalto sonrisal. O governo não faz o dever de casa.Primeiro vamos fazer o dever de casa e depois vamos fazer convênios com as prefeituras. Vamos priorizar pavimentação com bloquetes e paralelepípedos que são mais duradouros”, completou. . 

Ele também defendeu investimentos na construção de novos aeroportos e sugeriu a entrega dos empreendimentos, depois de prontos, para a iniciativa privada. Ele lembrou que o Governo Federal privatizou aeroportos em todo o país. 

“Investir em aeroportos e em infraestrutura, você está investindo em turismo e em geração de emprego”, enfatizou.

Ele também afirmou que é preciso combater a corrupção na gestão estadual. 

“Fui o prefeito que mais construiu salas de aula, que mais construiu praças públicas e que mais asfaltou ruas, proporcionalmente falando. Só foi possível combatendo a corrupção” disse. 

Saúde

Já sobre a saúde pública, o candidato do PSC defendeu a descentralização de serviços e investimentos em tecnologia.

“A nossa saúde teve um baque nos últimos anos. Me perdoem os médicos, os enfermeiros e os profissionais de saúde. Quando eu for governador o secretário de Segurança Pública terá de ser alguém da área. Me perdoem os advogados, mas quando eu for governador o secretário de Saúde tem que ser alguém que entenda de Saúde”, disse numa referência à gestão Flávio Dino, em que o secretário de Saúde foi o advogado Carlos Lula. 

Ele também explicou porque aplicou o tratamento precoce contra a Covid-19 em São Pedro dos Crentes.

“Fiz quando recebi a orientação do Governo do Estado para fazer. Recebi email do Governo para vir buscar as medicações para combater Covid. O Brasil inteiro fez isso. Eu fiz o tratamento precoce quando havia orientação para fazer”, resumiu. 

Cultura

Já sobre a Cultura, o ex-prefeito defendeu a ampliação de investimentos no interior do estado e disse que fará, num eventual governo, uma aplicação de recursos no setor, que valorize também o Turismo.

“Precisamos juntar a Cultura com o Turismo”, disse.

Dê o play, no vídeo abaixo, e veja como foi a sabatina com Lahesio Bonfim

Saiba Mais

Na quarta-feira o entrevistado no Sabatina Imirante será o candidato do Democracia Cristã, Professor Joás. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.