ANIVERSÁRIO

Associação Comercial comemora 168 anos com série de atividades

Entidade mais antiga do estado celebrará o aniversário em grande estilo durante todo o mês de agosto.

Imirante.com

Requalificação do prédio do Palácio do Comércio, começando pela fachada, é uma das ações
Requalificação do prédio do Palácio do Comércio, começando pela fachada, é uma das ações (Divulgação)

SÃO LUÍS - O mês de agosto se inicia com muita expectativa na Associação Comercial do Maranhão (ACM) que em 2022, chega aos 168 anos. Para comemorar o aniversário da entidade mais antiga do estado – a 5ª mais antiga do Brasil, uma série de ações será realizada até o final do mês. De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a cada semana uma atividade diferente será promovida como forma de celebrar o aniversário em grande estilo. 

Entre as novidades deste ano está a chegada de parceiros que apostaram no projeto ACM 168 anos – União, Superação e Novos Desafios e, assim deixarão um marco na história da entidade, como é o caso da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Agência de Desenvolvimento de São Luís (Amdes) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph). Além da gestão municipal, também somam ao projeto entidades parceiras como o Sebrae Maranhão, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e o Sistema Fiema.

“A proposta deste ano, além é claro de comemorar o aniversário da Casa, de darmos o start para a preservação do prédio do Palácio do Comércio, começando pela fachada, é de voltarmos as atenções para o momento que a classe empresarial maranhense está vivenciando e que carece de um olhar mais sensível do Poder Público, com políticas de fomento ao empreendedorismo. Vamos, nesta oportunidade de celebração, junto com nossos parceiros, discutir estratégias para o fortalecimento da nossa economia e para promovermos, na prática, novos negócios faremos uma Feira que vai gerar networking e oportunidades aos nossos associados”, observou o presidente Cristiano Barroso Fernandes.

A programação de aniversário se inicia nesta quarta-feira, 3 de agosto com um grande evento. Para esta data, a partir das 19h, na sede da ACM, estão reservados três momentos: “Lançamento do Selo Comemorativo São Luís 25 Anos de Patrimônio da Humanidade”, uma parceria com a Prefeitura de São Luís; “Assinatura do Termo de Cooperação para Requalificação da Fachada do Palácio do Comércio”, uma parceria com o programa Canteiro Escola, Sinduscon e Fiema; e também a apresentação de “Resultados e Desafios do Programa Lideração Centro Histórico”, uma parceria com o Sebrae Maranhão.

Negócios e Oportunidades

Já no dia 20 de agosto, a partir das 8h, uma oportunidade de celebrar novos negócios e ainda apreciar o que há de melhor na cultura local com a realização da Feira ACM Negócios e Oportunidades. Até às 13h, haverá, na Praça Benedito Leite, exposição e comercialização de produtos e serviços de empresas associadas da entidade e de negócios da economia criativa e colaborativa do Mobiliza SLZ. Para encerrar a atividade deste dia, no local, acontecerá o “Encontro de Cazumbás” uma ação cultural promovida pela Prefeitura de São Luís e que será apreciada pelo público maranhense e por turistas.

Dia 24 de agosto, às 19h, em conjunto com as entidades empresariais, a ACM promove painel “Pacto pelo desenvolvimento: a união das entidades pelo fortalecimento econômico do Maranhão”. Haverá a palestra “Caminhos para o desenvolvimento econômico por meio da inovação” e ainda uma apresentação técnica com propostas das entidades empresariais para melhoria da economia maranhense.

Solenidade Magna

A programação de aniversário da ACM encerrará no dia 31 de agosto com a Solenidade Magna de 168 anos de Fundação, o evento é fechado para autoridades, associados, diretoria, Conselho Superior da Casa e demais convidados especiais. Durante a solenidade, a ACM fará homenagem de honra ao Sebrae, pelos seus 50 anos de atividades, e também à empresa maranhense Farmácia Garrido, pelos 102 anos de atuação empresarial.

"A atuação da ACM não poderia ser traduzida e celebrada de forma diferente. Este é um momento muito especial e um marco para a classe empresarial. São 168 anos de história, conquistas, desenvolvimento e inovação. Só temos a agradecer a todos que acreditam na força do associativismo. Que o futuro nos reserve prosperidade e mais conquistas”, avaliou o presidente Cristiano Barroso Fernandes.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.