(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

A loja que vendia paixões

Em meio a roupas e outros produtos, recordações do Cine Éden.

José Ewerton Neto

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 
 

Lojas Marisa. Rua Grande. Adentrando a loja poucos hão de perceber a emanação de algo diferente que evola através dos detalhes arquitetônicos, escadas e plataformas.

É lá que, em meio a recordações o homem pergunta à vendedora: “Você sabia que aqui houve um cinema?” “Sim, alguém me disse.” Ela responde.  Talvez ele esperasse uma resposta menos óbvia. Sem importar-se com isso e extasiado pela memória continua: “Quantas vezes aqui estive na adolescência. Aqui vi grandes filmes e grandes artistas. Ben-Hur, Os brutos também amam, Burt Lancaster, Marlon Brando, Sofia Loren...Você conhece Sofia Loren, não?”  “Com certeza não, senhor. Quem é?...” 

O homem decepciona-se, o deslumbramento que começara a sentir ameaça esvaecer ao entender ser compreensível que ela não sinta nenhum orgulho especial por trabalhar em um local onde viveram tantas belezas, paixões, histórias, sonhos e ilusões. Muito tempo passou, e é óbvio que ela não viveu tanta coisa, talvez seus pais, quem sabe... Súbito, entrando em empatia finalmente com suas recordações a moça compartilha: “Olhe ali estão algumas imagens dessa época “

De fato, em relevo junto à parede podem-se ver enormes fotos da época em que a loja era um cinema. O homem transporta-se novamente para o passado e percebe que jamais conseguiria transmitir à sua interlocutora tantas emoções que ele e tanta gente sentiram. Quem sabe, se ele fosse bem mais jovem e um bom contador de histórias...

 Então, talvez ele pudesse convidá-la para ir ao cinema e ambos adentrariam não nesta Loja Marisa, mas no monumental Cine Éden do passado. E ambos assistiriam Amor, Sublime Amor, de mãos dadas. 

Num gesto brusco o homem  se vira e, dizendo um até logo, que soa mais como um murmúrio,  se vai,  para que ela não perceba  uma lágrima que chega. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.