Transporte Aquaviário

Vereador quer federalização do serviço de ferryboat em São Luís

Álvaro Pires quer o apoio do senador Roberto Rocha para que proposta seja levada ao Governo Federal.

Ipolítica com informações da Câmara

Atualizada em 25/07/2022 às 08h45
Álvaro Pires sugeriu intervenção do Governo Federal no serviço de ferryboat em São Luís
Álvaro Pires sugeriu intervenção do Governo Federal no serviço de ferryboat em São Luís (Fabrício Cunha)

SÃO LUÍS - O vereador Álvaro Pires (PMN) propôs na Câmara Municipal de São Luís, por meio da Indicação nº 293/2022, a federalização do serviço de transporte aquaviário de ferryboat que opera na travessia entre os terminais da Ponta da Espera, na capital, e do Cujupe, em Alcântara.

No pedido, Álvares solicita apoio do senador Roberto Rocha (PTB) para contato junto ao Ministério de Infraestrutura, para que seja possível o início do processo de intervenção do Governo Federal no serviço que é administrado pelo Governo do Maranhão. 

"Diante das sucessivas panes em ferryboats, das filas quilométricas, do desconforto, do risco permanente de acidentes durante as travessias e dos demais transtornos causados pela má gestão estadual do serviço, é preciso que o Governo Federal tome providências urgentes para garantir o direito constitucional de ir e vir dos usuários", afirmou o vereador do PMN.

Leia também: Vereadores de São Luís adiam recesso para analisar a LDO 2023

A matéria foi lida no Plenário na semana passada. Nesta semana, a Mesa Diretora da Casa deverá enviar ofícios ao senador maranhense visando atender à reivindicação do parlamentar. 

Audiência

É a segunda vez que Álvaro Pires apresenta proposição tratando sobre o assunto no Legislativo ludovicense. Em maio, ele chegou a protocolar, em caráter de urgência, um pedido de uma audiência pública para debater a situação do ferryboat, pontuando os desafios e soluções para os problemas enfrentados pelos usuários desse tipo de transporte.

"A situação do ferryboat está um caos. Precisamos solucionar esse problema. A gente não pode mais ficar nessa situação e, por isso, estou protocolando esse pedido de audiência pública", disse. O vereador também afirmou na época que chegou a requerer à Procuradoria-Geral da República (PGR) que seja realizada intervenção federal no transporte de ferryboat.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.