Agora sim

Brandão sanciona lei que reduz alíquota de ICMS sobre combustíveis

Governador do Maranhão anunciou medida em seu perfil em rede social; postos de combustíveis devem reduzir preço da gasolina.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Carlos Brandão sancionou lei que reduz ICMS sobre a gasolina
Carlos Brandão sancionou lei que reduz ICMS sobre a gasolina (Reprodução)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PTB) sancionou a lei que reduz a 18% a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis em todo o Maranhão.

A matéria, de autoria do próprio Poder Executivo, havia sido aprovada na manhã de ontem na Assembleia Legislativa por unanimidade.

“Sancionei hoje a redução do ICMS da gasolina. A alíquota agora será de 18%. Desejamos que aconteça a redução do preço para o consumidor. No tempo de Lula já existia o ICMS e o preço da gasolina era muito menor”, pontuou.

Além da gasolina, a lei institui a mesma alíquota para a energia elétrica – para quem consome acima de 500 quilowatts-hora por mês – e para serviços de comunicação, como telefonia e internet.

Na quarta-feira, logo depois da aprovação, o presidente da Assembleia, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), assegurou o encaminhamento imediato da matéria ao Palácio dos Leões, para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB), que é o autor do texto.

A sanção ocorreu já no fim da noite. 

Fiscalização

Durante a discussão do projeto de lei na sessão ordinária que aprovou o texto na Assembleia Legislativa, deputados estaduais governistas e de oposição defenderam uma fiscalização enérgica por parte do Governo do Estado e de órgãos de controle e de Defesa do Consumidor, sobre a redução do preço do combustível.

O deputado Duarte Júnior (PSB) fez uma projeção de uma redução de pelo menos R$ 0,97 no valor da gasolina.

Já o deputado Wellington do Curso, ponderou que o percentual de redução deve ser menor, uma vez que deve-se levar em consideração também outros fatores, como a nova pauta do ICMS instituída. Para ele, a redução deve ficar na casa dos R$ 0,60.

Apesar de não haver consenso em relação ao percentual de queda no valor do combustível, os parlamentares entendem que é preciso pressionar o empresariado para que repasse um valor mais baixo ao consumidor final.

Othelino Neto também se pronunciou sobre o tema. Ele afirmou que a redução de ICMS estadual não resolve o problema no país, uma vez que a política de preço da Petrobras está atrelada ao valor do barril do petróleo em dólar. Ele disse que é preciso uma discussão mais profunda sobre o tema.

Entenda

A redução da alíquota de ICMS sobre combustíveis no Maranhão é válida apenas para a gasolina. O etanol não está integrado, muito menos o diesel, uma vez que a alíquota de ICMS para este último já era de 18% no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.